Política Titulo
Avamileno já fala em rever Orçamento de Sto. André
Karen Camacho
Da Redaçao
17/01/1999 | 21:30
Compartilhar notícia


O Orçamento de Santo André poderá sofrer alteraçoes, elaboradas pelo Executivo, no primeiro semestre deste ano, por causa das mudanças no quadro econômico do país. A possibilidade foi admitida pelo prefeito em exercício, Joao Avamileno, que prevê queda na arrecadaçao do município.  

Avamileno acredita que, a menos que a situaçao econômica do país mude novamente, é muito possível que a queda na arrecadaçao impeça a administraçao de cumprir o que está previsto no Orçamento. "Com o aumento dos juros e a desvalorizaçao do real, a Prefeitura poderá ter sua receita prejudicada", alertou o prefeito em exercício.  "É muito possível que o governo faça algumas modificaçoes", disse Avamileno. "Esperamos nao ter de alterar nada, mas para isso as coisas terao de melhorar", acrescentou. As modificaçoes no Orçamento seriam propostas por meio de projetos de lei encaminhados à Câmara.  

A proposta do Orçamento de Santo André, como ocorreu na maioria das cidades da regiao, foi entregue à Câmara em setembro do ano passado. Na argumentaçao de Avamileno, a época na qual o projeto foi elaborado é outra razao para se promover alteraçoes.  

O vereador oposicionista Franco Masiero (PTB) disse que já esperava que o prefeito fizesse essas modificaçoes. Para o petebista isso é normal. "No final do ano passado o Orçamento já apresentava algumas características que poderiam ser modificadas, porque a situaçao da cidade também muda. Todos os governos apresentam mudanças no ano de execuçao do Orçamento", ressaltou Masiero.  

Grupo dos 13 - O Orçamento de Santo André foi aprovado em dezembro do ano passado, com 53 emendas propostas pelos vereadores de oposiçao. Elas foram aprovadas pelo chamado Grupo dos 13, bloco oposicionista formado para eleger o vereador pefelista Israel Santana presidente da Mesa Diretora da Câmara.  

Na semana passada, Avamileno vetou 48 das emendas orçamentárias e outros 27 projetos elaborados pelos vereadores. Preocupado com a possibilidade de os parlamentares rejeitarem os vetos, como foi anunciado pelo novo presidente da Câmara e por Franco Masiero, o prefeito em exercício disse que tentou entrar em contato com Santana para discutir as razoes que o levaram a vetar as propostas.  "Meus assessores vao continuar tentando entrar em contato", disse Avamileno. "Assim que for possível, vamos nos reunir e tentar garantir a manutençao dos vetos."  

O prefeito em exercício acrescentou ainda que, se os vereadores derrubarem os vetos, Celso Daniel poderá simplesmente ignorar as propostas. "Só vamos brigar na Justiça se algum dos vereadores exigir que o prefeito cumpra o que determina sua emenda", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;