Cultura & Lazer Titulo
Desvio padrão
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
19/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A pesquisa da condição feminina brasileira ao longo dos anos e por meio de diferentes relações sociais é o pano de fundo do espetáculo Hysteria, em cartaz amanhã, às 15h, no Museu Barão de Mauá, em Mauá. A entrada é franca.

A montagem faz parte do Festival Palco Giratório 2009, projeto itinerante do Sesc São Paulo que leva diversas atrações teatrais para diferentes unidades espalhadas pelo Estado. Apesar de a peça ocorrer no museu mauense, o evento é coordenado pelo Sesc São Caetano.

No palco, o Grupo XIX de Teatro, de São Paulo, transporta o público para o final do século 19, quando a ascensão da burguesia começou a mudar os costumes no Brasil. As cenas mostram cinco personagens, interpretadas pelas atrizes Evelyn Klein, Janaina Sanches, Sara Antunes e Mara Helleno, que são consideradas histéricas e vivem internadas em um hospício no Rio. Suas histórias revelam desvios e contradições individuais, apesar de todas terem de se adequar ao novo padrão de comportamento da mulher adotado segundo os valores burgueses.

Para que a diferença entre homem e mulher fique mais evidente, o público feminino é separado do masculino, sendo que os rapazes são convidados a interagir com as atrizes. A inusitada experiência cênica faz com que cada apresentação do espetáculo seja única.

A concepção do trabalho é da própria companhia teatral e a direção fica a cargo de Luiz Fernando Marques.

Hysteria - Teatro. Amanhã, às 15h. No Museu Barão de Mauá - Avenida Doutor Getúlio Vargas, 276. Tel.: 4519-6456. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;