Política Titulo
Partidos indicam observadores para processo sobre painel
Das Agências
16/03/2001 | 16:41
Compartilhar notícia


As lideranças partidárias no Senado já indicaram quatro observadores para acompanhar os desdobramentos da comissão de inquérito administrativo que analisa a possibilidade de fraude no painel eletrônico de votação da Casa durante o processo de cassação do senador Luiz Estevão (PMDB-DF).

Segundo o presidente da comissão, Dirceu Teixeira de Matos, os observadores podem assistir aos depoimentos ou fazer a leitura de sua transcrição.

Até o final desta semana, a comissão já havia ouvido 12 pessoas vinculadas ao Senado, ao Prodasen (Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal), à empresa fabricante do painel e àquela responsável por sua manutenção.

Sem poderes para recomendar penalidades, no caso de se comprovar a violação do sigilo do painel eletrônico, essa comissão de inquérito está encarregada apenas, esclarece Teixeira, de concluir se houve ou não fraude e de apontar os responsáveis.

Quanto à entrega do laudo da perícia realizada no painel por técnicos da Universidade de Campinas (Unicamp), o presidente da comissão disse que ainda não há prazo definido.

No momento, a equipe da Unicamp está analisando o material retirado dos discos rígidos (memória) dos computadores que mantêm o sistema de votação eletrônica. A possibilidade de os peritos retornarem a Brasília para colher mais informações é considerada remota por Dirceu Teixeira.

Informações da Agência Senado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;