Internacional Titulo
Governo da Bósnia pedirá a libertação de seis presos de Guantánamo
Da AFP
01/02/2005 | 18:23
Compartilhar notícia


O governo da Bósnia pedirá a libertação de seis supostos terroristas de origem árabe presos no país e levados há três anos para a base de Guantánamo (Cuba)

O primeiro-ministro Adnan Terzic explicou que seu gabinete multiétnico aprovou esta iniciativa durante uma reunião realizada nesta terça-feira, segundo a agência Fena. Começaram os trâmites junto à embaixada dos Estados Unidos em Sarajevo.

Este anúncio foi feito no dia seguinte a uma manifestação convocada na capital bósnia pelas esposas dos seis homens para pedir sua libertação. Hadz Budelaa, Bumedien Lajdar, Mohamed Nechle, Saber Lahmar, Mustafá Ait Idir e Belkasem Bensayah foram presos em outubro de 2001 em Sarajevo e entregues aos Estados Unidos no início de 2002.

Todos são de nacionalidade argelina e um também tem passaporte iemenita. Cinco deles tinham nacionalidade bósnia antes de sua prisão.

A Justiça bósnia suspeitava que o grupo estava relacionado com a rede terrorista Al-Qaeda, de Osama Bin Laden, que planejou atentados contra as embaixadas americana e britânica em Sarajevo um mês depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

O tribunal bósnio de Direitos Humanos julgou em 2003 que as autoridades bósnias violaram os direitos dos seis homens ao entregá-los aos Estados Unidos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;