Economia Titulo
Supermercado prevê vendas 20% maiores no Dia das Crianças
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
06/10/2006 | 22:17
Compartilhar notícia


As grandes redes de supermercados estão otimistas com o Dia das Crianças, data que dá o pontapé inicial no movimento de final de ano, período de maior faturamento do setor. A expectativa é de um crescimento no setor de brinquedos de 20%, sem contar a parte de esportes e de vestuário infantil.

Os varejistas apostam nos produtos de maior tecnologia ou produtos de personagens que estão em alta entre as crianças, como Rebeldes e Hello Kitty. Segundo uma pesquisa realizada pela rede Wal-Mart, 73% das crianças são influenciadas pela TV e 50% preferem itens alusivos a programas, desenhos ou pessoas.

O Wal-Mart, com lojas no formato Supercenter em São Bernardo e em Santo André, além do atacadista Sam’s Clube de São Caetano e na cidade andreense, espera que as vendas na seção de brinquedos aumentem 20% neste ano em relação ao mesmo período da data de 2005.

Segundo a diretora de produtos da rede, Sandra Haddad, alguns dias desta semana já superou as expectativas. “Mas vamos ver o fechamento para ver se será maior do que o previsto”, afirma.

A rede, que vai oferecer 1,2 mil itens, fez todo o planejamento para a data desde o início do ano, com encomendas em janeiro para os artigos importados e em abril para os nacionais. “É o segredo da sazonalidade. Assim conseguimos acertar no preço e no sortimento”, conta a diretora.

Para Sandra alguns produtos estão mais baratos do que no ano passado, como os lap tops infantis, um das apostas do varejo para o Dia das Crianças deste ano. Os importados também estão com preços bem atrativos, 15% mais baratos, o que fez os nacionais também recuarem. Mas a diretora lembra que a rede busca o sortimento para atender todas as classes de renda, com grande variação de preço entre artigos diferentes. “Mesmo assim, acredito que o tíquete médio deva subir este ano porque temos mais itens mais caros”, diz.

Para o Grupo Pão de Açúcar, dona das bandeiras Extra, CompreBem e Pão e Açúcar, a aposta também está na casa dos 20% de crescimento nas vendas de brinquedos. “É uma meta razoável, porque ano passado não foi muito forte as vendas, com um aumento de 8%. Mas é uma boa ambição”, afirma Jean Gonçalves, diretor de Bazar do empresa varejista.

A rede também espera um grande movimento no setor de produtos esportes, com venda de bicicletas, patins e skates. “Trouxemos produtos importados, cerca de 300 dos 1,2 mil artigos para a data”, conta Gonçalves.

Com a aposta em produtos de maior tecnologia e lançamentos, como os aparelhos de mp3 player de personagens, a previsão é que o tíquete médio aumente 10% no período.

Os supermercados apostam que o maior movimento será na quarta-feira da próxima semana, véspera da data, mas as compras de produtos infantis serão bem maiores a partir de sábado, As redes também garantem que os estoques estão reforçados e que não haverá falta de produtos, mesmo dos mais procurados. “Não acredito que haja perigo de faltar,, mas alguns são febre, por isso tem que se adiantar porque a indústria não está dando conta”, aconselha.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;