Internacional Titulo Fora
Taleban se retira de cidade no norte do Afeganistão
13/10/2015 | 16:17
Compartilhar notícia


O Taleban anunciou, nesta terça-feira (13), que irá se retirar de Kunduz, cidade no norte do Afeganistão tomada pelos insurgentes há cerca de duas semanas. O porta-voz do movimento, Zabihullah Mujahid, disse à imprensa que a recuada tem objetivo de evitar novas mortes de civis.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 60 cidadãos já foram mortos no conflito e outros 800 ficaram feridos.

O grupo invadiu Kunduz no último dia 28 e tomou controle da cidade principalmente nas regiões periféricas. A maior parte dos insurgentes escondia-se em uma fortaleza no distrito de Chahar Dara, no entorno da província.

Mesmo com a declaração de saída do grupo extremista, o líder político de Kunduz, Hamdullah Danishi, afirmou que as buscas locais por membros do Taleban não cessaram. O governo suspeita que ainda existam remanescentes nos distritos próximos da cidade.

No entanto, o chefe da polícia local, General Mohammad Qasim Jungulbagh, tranquilizou: "A cidade está sob total controle das forças de segurança afegãs."

De acordo com Danishi, os moradores de Kunduz estão voltando a sair de suas casas e lojas e mercados da cidade tornaram a abrir as portas. Sultan Mohammad, que vive na província, conta que a eletricidade já foi restaurada, mas lembra que os problemas de abastecimento de água continuam.

Ameaças à mídia

Na última segunda-feira (12), o grupo fundamentalista passou a considerar como potenciais alvos as redes televisivas afegãs Tolo e 1TV, pela cobertura do conflito em Kunduz.

A União Afegã de Jornalistas afirmou, nesta terça-feira (13), que articulará um amplo boicote midiático ao Taleban caso o movimento persista em ameaçar funcionários e proprietários das emissoras.

O membro da associação Fahim Dashti disse que qualquer dano causado aos jornalistas será visto pelas empresas como "crime de guerra". Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;