Internacional Titulo
Londres nega desentendimento entre Blair e Bush
Das Agências
20/11/2001 | 16:10
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, e o presidente americano, George W. Bush, conversaram na segunda-feira à noite pelo telefone sobre a situação no Afeganistão, anunciou nesta terça-feira o porta-voz de Downing Street. A declaração foi feita para negar boatos que davam conta sobre um desentendimento entre os dois líderes.

"Se alguém tivesse escutado esta conversa, teria se dado conta de que os boatos falando que os dois países têm opiniões divergentes sobre o Afeganistão não têm fundamento", declarou o porta-voz durante uma coletiva de imprensa.

A imprensa do Reino Unido informou na terça-feira, citando fontes diplomática britânicas próximas ao Ministério da Defesa, que uma operação de seis mil soldados britânicos no Afeganistão tinha sido atrasada depois de desentendimentos entre Washington e Londres sobre a missão destas tropas.

Segundo as fontes citadas pelos jornais The Times e The Independent, a Casa Branca estaria mais interessada em perseguir Osama Bin Laden, suspeito pelos atentados do dia 11 de setembro nos Estados Unidos, e na queda do regime Talibã, do que em estabelecer força militar encarregada de garantir e controloar a chegada de ajudar humanitária para os afegãos.

Tanto Blair como Bush "reconheceram que, apesar dos progressos, há muito o que fazer no aspecto militar", continou o porta-voz de Downing Street. Ele afirmou que os dirigentes analisaram a situação humanitária no Afeganistão, assim como os esforços do representante especial da ONU para o país, Lajdar Brahimi, em realizar um conferência sobre o governo de transição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;