Setecidades Titulo Após reforma
Biblioteca é reaberta na Vila de Paranapiacaba
Renato Fontes
Especial para o Diário
04/10/2015 | 10:26
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Após permanecer fechada por quatro meses para reformas, a Biblioteca de Paranapiacaba Ábia Ferreira Francisco foi reinaugurada ontem. Localizado na Avenida Rodrigues Alves, o espaço (de 180 metros quadrados) passou por restauro na fachada e ganhou novas janelas, portas e pintura.

A reforma custou R$ 94 mil, valor este que faz parte dos R$ 41 milhões provenientes dos recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas para 250 restaurações previstas na Vila. “A biblioteca é o símbolo da Educação. É o bem mais importante para a vida das pessoas”, disse o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT). Aproximadamente 7.000 obras literárias entre ficção, romance e literaturas infantil, infanto-juvenil e geral estarão disponíveis aos munícipes – presencialmente ou pela internet, no portal da Biblioteca Digital de Santo André.

O destaque ficou por conta da sala temática trilhas e trilhos de Paranapiacaba, acervo com 1.500 livros cujo objetivo é fornecer informações específicas da vila histórica para visitantes e estudiosos. “O novo espaço atrairá tanto moradores quanto turistas. Os visitantes vão se apropriar do espaço”, declarou a gerente de bibliotecas, Carmela Giura.

Há seis anos, Elisangela Cristina de Oliveira, 42, o marido e o filho trocaram o estresse da Capital pelo ambiente tranquilo do distrito andreense. “A reinauguração da biblioteca contribuirá para o desenvolvimento e preservação do patrimônio histórico de Paranapiacaba”, afirmou.

A Biblioteca de Paranapiacaba Ábia Ferreira Francisco começará a funcionar normalmente a partir de amanhã – das 8h às 17h. Para se tornar sócio é necessário residir em Santo André e ter idade acima de 16 anos.

CONSELHEIROS MIRINS

No mesmo instante, aconteceu o 1º Encontro de Conselheiros Mirins. Cerca de 1.200 estudantes de 51 Emeiefs (Escolas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental) e 23 creches municipais participaram da atividade, que incluiu a exposição de trabalhos realizados durante o ano letivo. “Eles ajudam a decidir os rumos e as prioridades da nossa cidade”, afirmou Grana.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;