Esportes Titulo
Pesquisadora revela que dirigente do COB ligou para se desculpar
01/10/2015 | 20:31
Compartilhar notícia


Christiane Paquelet, ex-diretora cultural do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e que se desligou do cargo nesta quinta-feira por causa do depoimento equivocado que deu para o livro "Atletas Olímpicos Brasileiros", ligou para a pesquisadora Katia Rubio para lamentar o ocorrido.

"Ela me ligou ontem [quarta] pedindo desculpas. Teve essa nobreza, disse que não queria prejudicar o trabalho. Eu até posso entender o que leva um atleta a criar essa história, essa situação. É uma pena que tenha custado tão caro a ela esse desejo", afirmou a professora da USP.

O depoimento de Christiane havia sido dado à equipe da pesquisadora da Escola de Educação Física e Esporte da USP, que lançou recentemente a obra que conta a história de 1.796 pessoas que representaram o País nas edições da Olimpíada. Ela mostra por meio de verbetes biográficos como elas superaram as adversidades para realizar feitos extraordinários. "Eu não quero isso para ninguém. Talvez ela não tivesse a dimensão do que poderia significar para ela", comentou Katia, lamentando que Christiane tenha perdido seu vínculo com a entidade.

Segundo Katia, essa criação que ela fez é chamada de falsa memória. "Não gosto de chamar de mentira. É uma falsa memória porque é algo que não é compartilhado pelos outros protagonistas. A gente teve dois casos disso no livro, que foram uma criação. Fico imaginando o que é para um atleta que ganha medalha no Pan, que o que mais quer na vida é ir para os Jogos Olímpicos. O desejo é tão forte que leva a criar a falsa memória. Com o tempo, a história ganha detalhes e falsos contornos", explicou.

A pesquisadora conta que teve uma conversa tranquila com Christiane e que não esperava tanta repercussão no caso. "Outros atletas fizeram isso com a gente, mas não publicamos porque conseguimos checar e conter. Eu consigo entender a atitude do ponto de vista da minha condição de psicóloga, e sei que não cabe a mim julgar. Meu trabalho não é para ser uma Santa Inquisição, mas aí me vejo no meio de um tormento. Fiquei muito chateada com tudo isso", lamentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;