Setecidades Titulo São Bernardo
Mudança em nomes de ruas gera confusão no Parque das Garças

Moradores do local reclamam da demora na resolução do problema

Nelson Donato
Especial para o Diário
01/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Há quase nove anos os moradores do Parque das Garças, em São Bernardo, sofrem com a mudança dos nomes de várias ruas do bairro. Os transtornos vão desde a entrega de correspondências até a comprovação dos endereços.

Quem transita por ali logo nota a confusão. Um exemplo é a Rua Cisne, que em uma esquina possui placa com o nome atual da via, mas que logo em frente tem letreiro escrito Rua Sergipe.

A luta pela atualização das nomenclaturas se intensificou nos últimos meses. Presidente da associação de moradores do bairro, Lúcio Brito dos Santos, 50 anos, conta que desde que assumiu o cargo, protocolou diversos pedidos junto à Prefeitura. “Já entrei em contato e até conversei com o (prefeito Luiz) Marinho (PT) durante reunião de planejamento participativo, mas não resolveu.”

Segundo ele, as mudanças aconteceram sem o consentimento dos habitantes, que desejam a volta dos nomes antigos. “O pessoal prefere (os nomes antigos) porque é mais fácil de se situar, mas nem para isso dão atenção.”

Enquanto as atualizações demoram, quem sofre é a população. De posse de dois comprovantes de endereço com o mesmo CEP, mas com nomes de rua diferentes, o construtor civil José Carlos Oliveira Silva, 43, reclama do problema. “Não consegui comprovar meu endereço no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Dizem que não conseguem identificar o nome da minha rua no sistema. O meu irmão que estava tentando tirar a carteira de habilitação também teve dificuldades.”

Outro transtorno enfrentado pelos moradores é a entrega de correspondências. O aposentado Geraldo Elins das Silva, 610, reside na Rua Araruna. Na via, as únicas placas encontradas são da Rua Paraíba, antigo nome do local. “Sou de Minas Gerais e muitos parentes me escrevem cartas. Várias são perdidas por conta da identificação errada. A situação piora quando os folguistas trabalham. Como eles desconhecem as mudanças, deixam de entregar várias correspondências.”

Procurada, a Prefeitura não se manifestou até o fechamento desta edição.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;