Setecidades Titulo
Estresse pode ser responsável pela queda de cabelos
Ana Macchi
Da Sucursal do Diário em São Bernardo
23/03/2002 | 18:13
Compartilhar notícia


  Situações de estresse provocadas por excesso de trabalho ou cansaço físico podem interferir ativamente no ciclo de vida dos fios capilares e, em alguns casos, provocar queda de cabelo. A confirmação do problema pode ser obtida, na maioria das vezes, pela observação de queda superior a 100 fios diários para quem tem o costume de lavar os cabelos todos os dias.

A queda de fios relacionada ao estresse pode atingir homens e mulheres, geralmente com idade acima de 20 anos. “Quando os pacientes procuram o consultório para tratamento, perguntamos se eles viveram alguma situação de estresse intenso três meses antes de notar a queda de cabelo. Se a resposta for positiva, a razão certamente será o estresse”, disse a dermatologista Marina Emiko Yagima Odo.

Ela explicou que nessas situações o fio pára de crescer e, num prazo de três meses, tende a cair ou quebrar. “O tratamento também leva três meses. É o tempo suficiente para os fios voltarem ao crescimento normal”, disse.

A dona de casa Marley Aparecida Pimenta, 35 anos, disse que a cada dez semanas sua dermatologista aplica neve carbônica em seu couro cabeludo para estimular o crescimento dos fios. Ela afirmou que, no seu caso, o tratamento precisa ser constante. “Tenho períodos de estresse e também de depressão há anos. Nessas situações, o cabelo cai e só volta a melhorar com o tratamento”, disse.

Para combater a queda, além dos medicamentos indicados pelos dermatologistas, uma boa dica é abusar do sol, mas sempre com bloqueador solar adequado. Também é recomendada a prática de exercícios com moderação e a ingestão de proteínas, como carnes, verduras e algas.

Segundo a dermatologista, as mulheres costumam notar uma queda constante dos fios três meses após processo de parto, também relacionada à alteração hormonal. Existem casos em que a queda pode estar relacionada à oleosidade intensa dos fios ou à caspa, o que justifica a necessidade de se utilizar produtos antiseborreicos. “O tratamento é simples e pode ser feito tanto em casa quanto no consultório”, afirmou Marina.

Para o dermatologista Édson Giglio de Oliveira, do Hospital Brasil, em Santo André, ultimamente a queda de fios motivada pelo estresse é a principal causa do problema, ao lado das quedas decorrentes de problemas orgânicos e infecções. “Combater o estresse é complicado. Por isso, a queda não é facilmente controlada e tende a sofrer um ciclo”, afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;