Memória Titulo Memória
Começa a festa do Divino

Têm sido verdadeiramente impressionantes as coincidências verificadas entre as fotos...

Ademir Medici
18/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Têm sido verdadeiramente impressionantes as coincidências verificadas entre as fotos descobertas da família Ritucci e as informações garimpadas na história. Hoje mais um exemplo centenário: nesta data, 18 de setembro, em 1915, a Vila de São Bernardo iniciava a festa anual em louvor ao Divino Espírito Santo.

E nos álbuns garimpados pelo professor Maurício Ceccato, Memória topa com a foto de hoje, que não é de 1915, mas de alguns anos depois, de uma festa religiosa na mesma Vila – hoje Centro de São Bernardo ‘do Campo’.

As informações foram enviadas, 100 anos atrás, pelo correspondente do Estadão na região:

Os festeiros da Festa do Divino Espírito Santo, em São Bernardo, Amélia Prugner, João Baptista de Oliveira Lima Netto, Manoel José de Lima e Antonio Manoel Pedroso, organizaram dois dias de festejos.

Carros com lenha.

Sorteio dos festeiros

Dia 18, sábado – Às 17h, procissão do mastro e bandeira, precedida da banda de musica local. Partirá do Largo de Santa Filomena e seguida de grande número de carros com lenha, enfeitados. Às 19h será solenemente cantada uma ladainha na Igreja Matriz, seguindo-se um leilão de prendas.

Dia 19, domingo – Às 4h, alvorada pela banda de música e queima de uma bateria de 21 tiros. Às 9h, um grupo de senhoritas, precedido da bandeira do Divino e música, percorrerá as ruas de São Bernardo, angariando donativos em favor da festa. Às 10h, missa cantada com acompanhamento de uma orquestra vinda da Capital, havendo sermão.

Às 13h, num coreto levantado no Largo da Matriz, extração da rifa de dois relógios, sendo um de ouro, 18 quilates, e outro de prata, ainda em benefício das solenidades.

Às 16h, procissão pelas ruas da cidade, dando-se em seguida o sorteio dos festeiros para o próximo ano – 1916. Recomeçará, então, o leilão de prendas, que terminará às 20h, para a queima de fotos de artifício.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 18 de setembro de 1985 – ano 28, nº 5932

Manchete – Novo blecaute afeta nove Estados e Distrito Federal

A estação férrea do Brás, na Capital, foi ocupada por milhares de passageiros durante toda a tarde e os reflexos da falta de trens registraram-se nos pontos de ônibus do Grande ABC.

Diadema – Nasce um cemitério, vai morrendo a mata natural. Local: em Sete Praias, entre os municípios de Diadema e São Paulo.

Mauá – Hospital Nardini vai funcionar somente em maio de 1986.

Futebol – Santo André, 18-9-1967. Há 18 anos o futebol profissional da região iniciava novo período. Com o espírito indomável dos que impulsionaram a raiz desse apaixonado esporte – o amadorismo – era fundado o Santo André Futebol Clube. Divanei Guazzelli

Hoje

- Dia dos Símbolos Nacionais

- Dia Nacional da TV

- Dia do Perdão

- Início da Semana Nacional do Trânsito, que vai até 25 de setembro

Aramaçan, ano 85

1930 – 2015

- Da galeria do Clube Atlético Aramaçan, o troféu de vice-campeão na categoria mirim do Dente de Leite. Oferta de Calçados Pixolé. Ano: 1992.

Em 18 de setembro de...

1915 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Veleiros turcos postos a pique no Mar Negro’.

1935 – Antonio Gomes de Melo nasce no Ceará. Chega a Santo André em 1942, com os pais e irmãos, e aqui escreve uma linda história. Trabalhou no Sesi, na Rhodia Química, na Refinaria de Capuava. Poeta popular. Escreveu a história em trovas e versos.

1940 – J. Pezzolo & Cia. solicita autorização à Prefeitura para a construção de um galpão junto ao prédio de sua propriedade, na Rua Xavier de Toledo, 106, em Santo André, onde funciona a Escola Profissional Júlio de Mesquita, seção masculina. J. Pezzolo & Cia mantinha a fábrica de geladeiras Algida, serraria e oficina especializada na construção de carrocerias para ônibus. Fonte: processo PMSA3872/40.

1950 – Inaugurada a televisão brasileira. Entra no ar, em São Paulo, a TV Tupi, canal 3.

Santos do Dia

- José de Cupertino. Italiano do Sul (1603 – 1663), franciscano. Diz a tradição que frei José tinha o dom da levitação. Por tudo isto, já era venerado em vida como santo.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Metódio do Olimpo

- Ricarda

Municípios Brasileiros

- Hoje é o aniversário de Diamantino (MT), Aimorés (MG) e Feira de Santana (BA).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;