Política Titulo
Conde diz que Universal faz César Maia perder voto
Do Diário do Grande ABC
12/08/2000 | 20:10
Compartilhar notícia


Ao ser homenageado neste sábado por pastores da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, no Campo de Sao Cristóvao, Zona Norte do Rio de Janeiro, o prefeito Luiz Paulo Conde, candidato à reeleiçao pelo PFL, ironizou o apoio da Igreja Universal ao seu adversário mais próximo, o ex-prefeito César Maia (PTB).

"Eles (a igreja do bispo Edir Macedo) estao apoiando César Maia e indicaram seu candidato a vice. Na outra eleiçao foi a mesma coisa e César Maia perdeu. Agora, ele volta a cair nas pesquisas", disse Conde. "Só posso concluir que têm um tremendo pé-frio." O vice de César é Marco Antônio Valle, do PL.

O coordenador político da Igreja Universal e presidente do PL, Bispo Rodrigues, acusou Conde de estar criando `factóides' em vez de falar da sua má administraçao.

Em um discurso de 30 minutos para centenas de pastores na primeira Convençao das Igrejas da Assembléia de Deus, o prefeito disse que nao estava ali para pedir votos, mas nao perdeu a oportunidade: "Se vocês puderem orar por mim..."

Do vice-presidente da convençao, o pastor Francisco Libério, Luiz Conde recebeu elogios por seu empenho na legalizaçao de templos construídos em desacordo com a legislaçao urbanística. O ministro da convençao, pastor Nemuel Kessler, esclareceu que tudo é feito dentro da lei.

Católico confesso, Conde ressaltou que essa prática, adotada desde a época em que era secretário de Urbanismo do governo César Maia, faz parte de um estilo sem intolerância ou atos persecutórios. E que nao se baseia em favorecimentos a uma ou outra religiao. "Tem gente que coloca luz em campo de futebol que nao existe. No meu caso, estou preocupado com a organicidade. Se tem gente que faz, a gente vai lá e ajuda", disse.

Alimentando as polêmicas entre os candidatos há 48 dias das eleiçoes, as igrejas, muitas das quais transformadas em palanques nesta campanha, foram a tônica do discurso do prefeito. Ainda polemizando com a Universal do Reino de Deus, Conde afirmou que a igreja do bispo Edir Macedo adota um estilo diferente do das demais denominaçoes evangélicas, porque indica aos fiéis em qual candidato devem votar. Conde lembrou que foi acusado de provocar a Universal ao rebatizar a rua onde está instalado um dos principais templos da congregaçao, na Aboliçao, Zona Norte, de Avenida Dom Hélder Câmara. "Era um exemplo de cristao. Nao botei o nome para chatear ninguém", disse o prefeito.

Antes da reuniao na Assembléia, Conde visitou a Praça Condessa Paulo de Frontin, no Rio Comprido, onde se reuniu com representantes de instituiçoes de apoio aos portadores de deficiência que têm ajuda da Prefeitura. No fim da tarde, Conde e seu candidato a vice, Sérgio Magalhaes, percorreram a Barreira do Vasco, acompanhados pelo ex-jogador de futebol e deputado estadual Roberto Dinamite.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;