Cultura & Lazer Titulo
Crônicas de Paulo Mendes Campos estão de volta
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
08/07/2001 | 18:11
Compartilhar notícia


Cisne de Feltro – Crônicas Autobiográficas e Alhos & Bugalhos – Crônicas Humorísticas (ambos da editora Civilização Brasileira, 142 e 222 págs. e R$ 20 e R$ 25, respectivamente) compilam obras do mineiro Paulo Mendes Campos (1922-1991), um dos expoentes da crônica brasileira.

Organização e apresentação dos livros são assinadas por Flávio Pinheiro. Autor de 15 livros, Campos publicou o primeiro em 1951: A Palavra Escrita (poemas). Também traduziu clássicos como Shakespeare e Oscar Wilde, entre outros.

As crônicas dessas duas obras foram escritas para a revista Manchete (o maior lote), o Diário Carioca e o Jornal do Brasil. Depois foram reunidas em livros organizados pelo próprio autor. Os títulos das crônicas já dão uma idéia do que esperar da leitura.

Em Cisne de Feltro, há Experiência com LSD, Minha Fome e A Mulher Perdida, além de frases como “54 anos e uma conclusão: eu teria sido milionário com muito pouco dinheiro”. Já em Alhos & Bugalhos, destacam-se Diálogo à Beira da Cova, Alice no País dos Cariocas e Meu Reino por um Pente. Neste reaparece a habilidade do autor em criar divertidas máximas. Uma delas: “O diabo da ‘escola da vida‘ é a falta de método pedagógico”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;