Setecidades Titulo População
Mutirão revitaliza praça em Sto.André

População da Vila Linda colocará a mão na massa para mudar a cara de espaço de lazer

Daniel Macário
do Diário do Grande ABC
03/09/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


Quadras deterioradas, grama alta e ausência de brinquedos para crianças. Os problemas da Praça Vicente Grenzi, localizada na Vila Linda, em Santo André, estão próximos de serem solucionados. Isso porque a área de lazer recebe, nos dias 12 e 13, mutirão que promete transformar o espaço.

Iniciada no ano passado, a ação social, promovida pela empresa GVT, busca conectar as pessoas em torno de um objetivo comum, no caso, dar nova cara à área verde. O projeto chega pela primeira vez ao Grande ABC com a expectativa de reunir cerca de 200 voluntários, com parceria do Instituto Elos e da Prefeitura de Santo André.

“O terreno da Vila Linda é fantástico. Iniciamos os trabalhos há cerca de dois meses com visitas às casas do entorno para discutir quais eram os desejos de cada um para aquele espaço. A intenção é mobilizar a comunidade para a melhoria do ambiente público”, relata a gerente de responsabilidade social responsável pela empresa, Eliane Alvares.

De acordo com a profissional, a metodologia do projeto trabalha com a percepção da comunidade e dos voluntários. A ideia é mostrar a todos os envolvidos que cada lugar tem alguma característica que o torna especial e que pode ser destacada.

Segundo Eliane, as reuniões realizadas antes do mutirão animaram os envolvidos na iniciativa. “O principal objetivo da ação é estimular a cooperação de integrantes desta área. Durante os encontros fizemos um caça talentos para descobrir a vocação dos moradores. Com isso, cada um poderá, nos dias de atividades, ajudar de uma forma diferente com aquilo que sabe fazer melhor. Isso é muito importante, pois, após o término dos serviços, a população valoriza a manutenção do ambiente que ajudou a criar.”

Na maquete que expõe a praça dos sonhos dos moradores de Santo André estão previstos plantio de flores, instalação de wi-fi, ampliação e melhoria da área verde, implantação de academia, dentre outras ações. Todas as intervenções serão realizadas por voluntários.

A dona de casa Rosangela Aparecida Menezes, 50 anos, será uma das participantes do mutirão. “O projeto é muito bom. Comparei às reuniões e me comprometi em ajudar na alimentação dos voluntários.”

Outro que está animado com a revitalização é o operador de logística Fernando Rossi, 30. “Depois da reforma vai ser um ‘prato cheio’ para as crianças. Hoje (ontem) mesmo minha filha não frequenta o espaço por conta do abandono.”

Segundo os organizadores, qualquer morador da cidade pode comparecer ao local para ser um voluntário. Para participar do evento, basta ir à Praça Vicente Grenzi, localizada entre as ruas Francisco Ferreira e Maria Cândida, nos dias da ação, a partir das 9h.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;