Turismo Titulo Volta ao passado
Passeio é volta ao passado

Tour gratuito e guiado dentro de prédio histórico também merece ser feito

Vinícius Castelli
03/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Não é só nas ruas de São Paulo que é possível se deslumbrar com beleza e histórias que remontam à construção da cidade. Além da caminhada pelas ruas de ‘Sampa’, o Shopping Light (Rua Cel. Xavier de Tolêdo, 23) oferece outro passeio gratuito, dentro do próprio prédio do comércio. O roteiro também é parte do walking tour Descubra São Paulo a Pé. A volta cultural, gratuita, é realizada todo último domingo de cada mês, das 14h30 às 15h30. As inscrições podem ser feitas com uma semana de antecedência pelo telefone 3154-2299. Batizado Alexandre Mackenzie, o edifício, que é Patrimônio Histórico, fica entre o Viaduto do Chá o antigo Mappin da Praça Ramos. A guia Ana Paula Portes cuida do passeio e faz questão de ilustrá-lo com riqueza de informações.

A caminhada tem início no piso térreo do espaço e, a partir daí, começa deliciosa volta ao passado, aos tempos em que os transportes puxados por animais deram lugar aos bondes elétricos. O prédio, que data de 1929 e tem projeto arquitetônico assinado por Ramos de Azevedo, foi sede da empresa canadense de energia Light, que trouxe energia elétrica a São Paulo. Antes disso, ali havia um teatro, o São José, que pegou fogo.

O espaço interno é rico em detalhes. É possível visitar a sala das máquinas dos elevadores – bem tombado. Segundo a guia, tudo ainda funciona, apesar de não ser usado. O terraço do prédio também pode ser visitado. De lá se vê o Theatro Municipal e o Edifício Esplanada. O tour passa ainda pelos elevadores que datam dos anos 1800. Uma elegância só. Mais informações a respeito dos passeios podem ser obtidas no site www.shoppinglight.com.br.

Martinelli é outro que vale a visita
Ainda no centro velho de São Paulo, um outro passeio aguarda sua visita. Em tempos em que a Capital só tinha prédios com, no máximo, cinco andares, o imigrante italiano Giuseppe Martinelli queria mesmo era inovar, quem sabe chocar: estamos falando do Edifício Martinelli, que fica na Rua São Bento, 405. O passeio guiado dá direito a conhecer o mirante, que fica no terraço do prédio. A visita leva no máximo 30 minutos e, além da vista, o guia oferece história do local.

Erguido onde na época era uma das áreas mais nobres da cidade, em espaço que havia o Café Brandão – que funcionou de 1814 a 1915 – o Edifício Martinelli começou a ser construído em 1924 e foi projetado para ter 12 andares. Um marco para a época. O responsável pelo projeto arquitetônico foi o húngaro William Fillinger, da Academia de Belas Artes de Viena. Já os detalhes da fachada ficaram a cargo dos irmãos Lacombe. No total, a obra contou com mais de 600 operários e 90 artesãos.

Apesar de ter sido projetado para ter 12 pisos, Martinelli foi além, e com apoio da população, chegou a 14, depois 18 e 20. Foi embargado quando chegou aos 24 andares, por não haver licença para isso. Ainda conseguiu chegar ao 25º, após atestarem sua segurança. Portas de pinho de Riga, escadas de mármore de Carrara e louça sanitária inglesa foram responsáveis pelo luxo do espaço.

As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h30 às 11h30, e das 14h às 16h. Já aos sábados e domingos, das 9h às 13h. É possível agendar pelo telefone 3104-2477 ou pelo site www.prediomartinelli.com.br, onde também dá para ver fotos desde a construção até os dias atuais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;