Economia Titulo
Empresas do ABC lideram as vendas em supermercados
Carolina Rodriguez
Do Diário do Grande ABC
11/08/2001 | 15:52
Compartilhar notícia


Pelo menos seis empresas do Grande ABC, entre elas Adria, Bacardi, Bombril, Kolynos, Philips e Wickbold, são líderes de vendas no varejo do país. Os dados são de uma pesquisa realizada pela ACNielsen, encomendada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O levantamento mostra as cinco marcas que mais faturam em 140 categorias diferentes para os segmentos de alimentos, bazar, bebidas, higiene e limpeza.

Para os representantes das empresas da região ouvidos pelo Diário, o resultado mostra a preocupação das empresas com a qualidade dos produtos oferecidos ao mercado. A Philips, de Mauá, possui programas internos destinados aos funcionários e voltados para a melhoria dos processos e fidelização da marca. “A filosofia do fundador da empresa era fabricar produtos em que os consumidores pudessem confiar, e nossa responsabilidade é manter esta tradição”, disse o gerente de marketing da Philips, Marco Brizzi.

Nos pontos de venda, a estratégia da empresa é atender todas as necessidades do consumidor. O gerente disse que há três anos a Philips iniciou um processo de transformação das gôndolas em centros de iluminação. Além de oferecer a possibilidade de teste das lâmpadas, o local traz painéis auto-explicativos sobre os produtos e sua utilização. “Apostamos na informação. O cliente sai do estabelecimento sem dúvidas sobre as lâmpadas.”

Na Wickbold, de Diadema, a rotina de trabalho não é diferente. Mesmo sendo uma empresa familiar, o diretor comercial, Ronaldo Wickbold, acentuou a busca, dentro do processo de desenvolvimento da panificadora, de profissionais do setor. “Além disso, os diretores participam constantemente de cursos, feiras e eventos que possam agregar valor ao trabalho”, disse.

Para Wickbold, a qualidade dos produtos oferecidos pela empresa foi fundamental para conquistar clientes e fidelizar a marca no mercado de pães. “As pessoas tendem a substituir os produtos mais caros por outros mais baratos, mas o que percebemos foi o movimento contrário. Mesmo em épocas mais difíceis, as pessoas preferiram pagar por uma marca que conheciam, confiavam e sabiam que iria atender às necessidades.”

Inovação – Se chegar à liderança de mercado não é uma tarefa fácil, manter esta posição é mais difícil ainda. Na opinião do presidente da Adria, de São Caetano, Sergio Pinheiro de Almeida, os líderes em vendas devem sempre inovar. Segundo ele, oferecer alternativas ao consumidor é uma das forma de vencer a disputa pelo mercado. “Os líderes, geralmente, são os mais visados pelos concorrentes e, por conta disso, precisamos estar sempre à frente, apresentando novidades”, disse.

Almeida destacou ainda a importância da publicidade nos meios de comunicação e das promoções no ponto de venda para a fidelização da marca. “O foco do nosso trabalho é o consumidor e, por isso, devemos manter um contato constante com os clientes.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;