Cultura & Lazer Titulo
Juliana Carneiro volta aos palcos do Brasil
Do Diário do Grande ABC
27/04/1999 | 15:42
Compartilhar notícia


Em breve, o público poderá matar as saudades de uma das mais talentosas atrizes brasileiras, Juliana Carneiro da Cunha, há dez anos afastada do país. E em dose tripla. Num palco especialmente construído no Sesc Belenzinho, na zona leste de Sao Paulo, Juliana estará liderando o elenco da companhia francesa dirigida por Ariane Mnouchkine, o Théâtre du Soleil, que o Sesc traz pela primeira vez ao Brasil. A trupe permanecerá um mês no País, entre agosto e setembro, e trará dois espetáculos de seu repertório: Et Soudain des Nuits d'Eveil e "Tambours sur la Digue". E no cinema, Juliana interpreta a mae do personagem central, o filho pródigo André (Selton Melo), no filme Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho, inspirado no romance homônimo de Raduan Nassar, previsto para chegar às telas no segundo semestre.

Juliana atuou em várias peças no Brasil antes de partir para a França. Basta lembrar sua interpretaçao em uma delas, As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant, na qual viveu a criada Marlene, para justificar sua inclusao no rol de nossas melhores atrizes. Em Petra, Juliana tinha a difícil tarefa de interpretar uma personagem muda, que ficava a maior parte do tempo no fundo do palco. Para chegar até ela, o olhar do público passava antes por Fernanda Montenegro e Renata Sorrah, ambas em grandes atuaçoes. Ainda assim, era impossível nao se emocionar com a na época pouco conhecida atriz/bailarina Juliana.

Gestos coreografados, ela atraía a atençao da platéia, mesmo sem emitir uma palavra. Expressava com uma rara combinaçao de intensidade e sutileza o amor que a ligava a Petra, reagindo aos atos de sua patroa, ora com o rosto banhado de lágrimas, ora pleno de felicidade, numa interpretaçao antológica.

Quem nao viu, terá agora a chance de conferir o talento da atriz ainda mais apurado por dez anos de trabalho com exigente diretora francesa. Coincidentemente, há semelhanças entre o processo de criaçao da francesa Ariane e do diretor brasileiro Luiz Fernando Carvalho. Os espetáculos do Soleil consomem quase um ano de ensaios e o método utilizado por Ariane é o de improvisaçoes sobre um tema ou texto. Improvisaçoes baseadas no universo dos personagens também ocorreram no set de filmagens de Lavoura Arcaica. Luiz Fernando Carvalho levou todo o elenco para uma fazenda no interior de Minas Gerais, onde durante meses atores e atrizes mergulharam no mundo dos personagens criados por Raduan.

Juliana nasceu no Rio e estudou teatro e dança primeiro no Brasil e depois no exterior. "Fui estudar dança na França e fiz minha formaçao de atriz em Bruxelas". Entre estudos e primeiros trabalhos, foram dez anos e Juliana voltou ao Brasil em 78. Dois anos depois interpretava Marlene na peça de Fassbinder.

Quanto a uma possível volta ao Brasil, por enquanto só mesmo com o Théâtre du Soleil. "Quero muito viajar com o Soleil ao Brasil, mas fora disso nao há nada em vista", diz. "Gosto de trabalhar com Ariane e no momento nao sonho em voltar a morar no Brasil, mas nunca se sabe", deixa no ar. "As coisas acontecem quando a gente menos espera".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;