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Mauá terá mais um
ano de buraqueira
Renan Fonseca
Do Diário do Grande ABC
06/07/2011 | 07:30
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Os transtornos em ruas e avenidas de Mauá provocados pelas obras do Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas, inaugurado no fim de março de 2010, devem continuar por mais um ano. O prefeito Oswaldo Dias (PT) afirmou que o governo do Estado nem ao menos começou os reparos nas vias públicas e que, portanto, buracos e rachaduras em vias como a Estrada Guaraciaba e Avenida Ayrton Senna não serão consertados antes do segundo semestre de 2012.

O prefeito informou ainda que a construção de retorno na Avenida Papa João XXIII, antes do acesso ao Rodoanel Trecho Sul, na entrada da cidade, deve ser concluída em agosto. Até março, conforme mostrou o Diário, o canteiro de obras estava completamente parado. Parte do maquinário havia sido removido. Concreto, terra, pedras e restos de materiais de construção estavam espalhados pela Avenida João Ramalho e atrapalhavam o trânsito local. Isso porque o atual governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu rever o contrato com a construtora.

Ontem, a reportagem constatou que o ritmo das obras está avançado. Sinalização de alerta a motoristas foi instalada e parte da avenida já está em reforma.

Dias admitiu que o canteiro de obras complica o trânsito não somente daquele trecho, mas também da região central. "Todas as obras causam impacto enquanto estão sendo executadas", ponderou o gestor. "Assim que estiver funcionando, essa alça para o Rodoanel vai melhorar a mobilidade para o município. De qualquer forma, estamos cobrando as compensações", garantiu.

 

PACOTE

Avenidas Lasar Segall, Francisco Ortega Scolbar, Queiroz Pedroso, Ribeirão Preto e João Varin são as vias mais prejudicadas pela construção do Trecho Sul do Rodoanel. Algumas já receberam retoques, mas ainda carecem de troca de asfalto e construção de sarjetas ou outras reformas. As intervenções são de responsabilidade da Dersa.

As avenidas Estrada Guaraciaba e Ayrton Senna foram incluídas este ano no pacote de compensações. Segundo a Prefeitura, as vias foram prejudicadas pelo intenso fluxo de máquinas que trabalham na empreitada do anel viário.

A Dersa informou que trabalha para entregar o complexo na entrada da cidade anda este mês, e que 85% do serviço já foi executado. A autarquia também garantiu que vai recuperar as vias citadas, mas não informou prazos.

 

Estrada Guaraciaba prejudica setor industrial

 

Moradores, empresários, comerciantes, pedestres e motoristas sofrem há mais de dois anos em Mauá com as obras do Rodoanel Mário Covas.

No bairro Sertãozinho, por exemplo, cargas chegam atrasadas nas empresas ou os empresários têm de arcar com prejuízos na entrega de produtos a clientes. Isso porque uma das principais vias usadas pelas transportadoras para acessar o polo industrial, a Estrada Guaraciaba, não suportou o fluxo de veículos pesados e agora é só buracos.

O problema fica pior no entroncamento com a Avenida Papa João XXIII, conforme explicou o presidente da Associação dos Empresários do Polo Industrial do Sertãozinho,Emanuel Teixeira. "Ali é só caos. O trânsito fica praticamente parado nos horários de pico e é o empresário que sofre com os prejuízos", afirmou. "Quando os produtos não chegam na hora certa, isso causa mal estar entre empresas e clientes, por exemplo", explicou.

Na Avenida Lasar Segall, uma das que serão recapeadas pelo governo do Estado, além do trânsito congestionado, os pedestres reclamam dos pontos de ônibus que foram removidos durante a construção do Rodoanel. "Agora, temos de contar com a boa vontade dos motoristas, que param no local onde antes tinha o ponto", disse a assistente de administração Lilian Santis, 35 anos. Ela sofreu lesão na perna e tem dificuldades para se locomover. Lilian contou que, até meados de abril, o cruzamento da avenida com a Papa João XXIII não possuía faixa para pedestres e sinalização eletrônica para orientar o trânsito. "Era inseguro atravessar, os carros não paravam. Ainda bem que colocaram semáforo aqui."

 

TRECHO LESTE

Enquanto isso, as prefeituras de Ribeirão Pires, Mauá, Arujá, Poá e Suzano se preparam para a construção da porção Leste do anel viário. Na tarde de ontem, representantes dos cinco municípios estiveram reunidos em Ribeirão Pires para oficializar a criação de uma comissão para acompanhar as obras, previstas para começar em setembro. Clovis Volpi (PV), prefeito de Ribeirão, será o presidente.




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