Economia Titulo Gratificação natalina
Governo recua e anuncia que pagará 13º em setembro

Decisão ocorre após veto de antecipação para agosto, e depois de cogitar pagar em duas vezes

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
25/08/2015 | 07:17
Compartilhar notícia
Divulgação


O governo recuou em sua decisão de não realizar a antecipação da primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas e anunciou, ontem à noite, o pagamento de metade do abono em setembro.

“A presidente Dilma Rousseff (PT) decidiu hoje (ontem) que o adiantamento de 50% do 13º salário dos benefícios de aposentados e pensionistas da Previdência Social (gratificação natalina) será pago integralmente na folha de setembro (creditada a partir do dia 24). Os outros 50% serão pagos na folha de novembro, conforme a rotina tradicional”, informa nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

A medida é anunciada após o Ministério da Fazenda ter afirmado, na sexta-feira, que iria propor a Dilma o parcelamento da primeira metade do 13º, em duas vezes, sendo 25% em setembro e 25% em outubro, o que provocou repulsa e desaprovação por parte de entidades representantes da categoria. No dia 14, uma semana antes, fontes do governo haviam vazado que o abono não seria pago em agosto. De fato, nos nove anos anteriores em que a antecipação foi realizada, o decreto autorizando a operação era publicado no início do mês, o que não ocorreu neste ano.

Segundo o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB), atuante em assuntos relacionados à Previdência Social, a notícia é “bem melhor” do que a proposta anterior, de parcelar a primeira metade. “O governo não queria recuar, mas sentiu medo de piorar sua situação diante da crise. O pagamento no modelo Casas Bahia (tipo crediário) já representava avanço, mas ainda desagradava. De qualquer maneira, o aposentado teve prejuízo, pois perdeu o dinheiro na sua conta em agosto”, avalia, referindo-se ao fato de muitos já terem feito planos para o recurso ou mesmo empréstimo contando com ele. “Por isso vou elaborar projeto de lei para tornar obrigatório o pagamento antecipado de metade do benefício em agosto, como é feito desde 2006.”

Na região, cerca de 410 mil aposentados e pensionistas devem receber a antecipação. Em agosto de 2014, foram injetados R$ 269,2 milhões. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;