Memória Titulo História
Valei-nos, São Bernardo!

Raízes de árvores frondosas do passado nem são extraídas das calçadas

Ademir Medici
20/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Um registro aos pesquisadores do futuro: neste dia em que a cidade de São Bernardo comemora mais um aniversário oficial, nunca se viu tantas obras iniciadas no Centro e nos bairros. São homens e máquinas a céu aberto ou atrás de tapumes escavando, encobrindo tubulações, remendando asfalto, fincando placas de trânsito, sacudindo panos coloridos de alerta aos motoristas e pedestres e... cortando árvores.

Raízes de árvores frondosas do passado nem são extraídas das calçadas. Seus caules são cortados com serras elétricas, simplesmente, como fotografamos na Avenida Rotary e na virada da subida da Rua Tiradentes, na Praça dos Bombeiros. Algo que nos faz lembrar da construção do Rodoanel entre Riacho Grande e o Montanhão, que sacrificou a mata que herdamos do passado – com filhotes de animais e pássaros e tudo o mais...

Fica a pergunta: vale a pena tanta obra em detrimento do que resta do verde urbano?

Daí a nossa prece, seguindo o que ouvimos numa das novelas da Globo pela voz de um ator são-bernardense, Mário Sérgio Camargo: “São Bernardo, nos proteja”.

 

PADROEIRO

A cidade realiza hoje, a partir das 8h45, a Festa de São Bernardo, na Basílica da Boa Viagem. Tem procissão às 8h45, seguida de celebração eucarística presidida por Pedro Carlos Cipolini, novo bispo da Diocese.

Com a procissão, a basílica da Boa Viagem revive tempos religiosos antigos, quando o dia 20 de agosto nem era feriado.

Há 100 anos, em 1915, a festa em louvor a São Bernardo foi realizada no domingo, dia 22, quando houve alvorada, missa cantada, leilão de prendas, procissão e fogos de artifício.

Em 1930 foram dois dias de festas, no sábado, dia 23, e no domingo, 24.

A Comissão de Festeiros era formada por José Pelosini, Maurillo Vieira, Francisco Arsuffi, José Zoboli, Raul Christol e senhorita Lydia Caputo Pelosini.

Houve missa cantada com comunhão geral, bênção do Santíssimo Sacramento e panegírico (discurso, pregação) pelo monsenhor Martins ladeira, procissão, leilão, corrida em sacos, pau-de-sebo com prêmios aos vencedores. Duas bandas tocaram no Largo da Matriz. E talvez a única árvore cortada fosse a do pau-de-sebo.

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 20 de agosto de 1985 – ano 28, nº 5907

Manchete – Montoro (governador) garante a Sarney (presidente): PMDB vence em São Paulo

Santo André – PT decide ficar contra a emancipação de Utinga: no diretório do partido, 63 votos contra a separação, cinco a favor.

Mauá – Rede ferroviária libera área para implantação de bicicletário ao lado da estação.

Vôlei Masculino – Santo André sagra-se campeão da Copa Brasil, com nova vitória sobre o Bradesco, desta feita no Tijuca Tênis Clube, no Rio.

 

Em 20 de agosto de...

1915 – A Câmara de São Bernardo aponta pelo menos 25 crianças de Santo André não matriculadas no grupo escolar por falta de vagas.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Confirmação da tomada das fortificações de Kowno’.

1930 – Primeiro de Maio FC, de Santo André, realiza sarau dançante em sua sede comemorando 17 anos de fundação.

1970 – Realizada a 2ª Festa da Bola de São Bernardo, no campo do Brasil, o Estádio Almerindo Protti, na Rua Frei Gaspar, numa promoção de Esportes Cassettari. Ao invés de troféus, os participantes recebem bolas de capotão oficiais. Saudades, Cyro!

Celebrada missa campal no Paço de São Bernardo pelo bispo dom Jorge Marcos de Oliveira, seguida de desfile no trecho inicial da recém-aberta Avenida Faria Lima.

Inaugurado o novo Mercado Municipal de São Bernardo.

1975 – São Bernardo celebra aniversário com desfile cívico-militar na recém-construída Avenida Prestes Maia.

Realizado o lançamento de um novo edifício no Centro de São Bernardo, o ‘Ilha Comprida’, à Rua Municipal, esquina com a Rua João Pessoa. Empreendimento da construtora Garant e da Roque & Seabra.

Voleibol internacional: Santo André vence o Universitário, vice-campeão belga, por 3 sets a 0. O time da casa forma com Moreno, Décio, Emerson, Zé Roberto, Willian, Denis e Cica.

 

Municípios Paulistas

Além de São Bernardo, celebram aniversário neste 20 de agosto as cidades de Tambaú e Rincão.

São Bernardo recuperou sua autonomia em 1944, separando-se de Santo André e sendo instalado em 1º-1-1945.

Tambaú. Elevado a município em 20-8-1898, quando se separa de Casa Branca.

Rincão tornou-se município em 1948, sendo instalado em 1º-1-1949, quando se separou de Araraquara.

 

Santos do Dia

Dia do Vizinho

Dia do Maçom




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;