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Cantoras fazem jus a clássico de João Gilberto
11/02/2010 | 07:00
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Das 11 composições de João Gilberto, "Bim Bom" é, ao lado de "Hô-Bá-Lá-Lá", a mais conhecida. Eclipsada pelo marco revolucionário da bossa nova "Chega de Saudade" (Tom Jobim/Vinicius de Moraes), quando foi lançada no outro lado do single de 78RPM em 1958, a canção volta com força total em três regravações, por cantoras de estilos e gerações diferentes.

Além disso, no documentário "O Homem Que Engarrafava Nuvens", de Lírio Ferreira, ela é apontada como um provável elo da bossa nova com o baião. Para os admiradores de João, outra notícia boa é que finalmente o álbum "Chega de Saudade", que contém a gravação original de Bim Bom, acaba de sair em CD na Inglaterra.

Dentre as gravações mais recentes, Bebel Gilberto, com sua habitual má vontade para dar entrevistas e se aprofundar nas respostas, diz que procurou recriar o arranjo original. "Obviamente, sem o violão do papai, mas com o incrível piano do Daniel Jobim". Ithamara Koorax e o violonista Juarez Moreira gravaram em 2008 e lançaram em 2009 um álbum inteiro só com as composições do baiano, não por acaso intitulado "Bim Bom - The Complete João Gilberto Songbook". Na faixa-título, mesclaram samba e baião no arranjo.

A abordagem de Adriana Partimpim (codinome lúdico da Calcanhotto) é a mais surpreendente: juntou a bossa de João com a batida de samba-reggae do Olodum, agregando duas vertentes inovadoras da música brasileira, orientadas por dois baianos, João Gilberto e Neguinho do Samba.

Tom Jobim observou: "Em Bim Bom você vê a dissociação entre o acompanhamento que ele faz do violão e o que ele canta, gerando essa terceira coisa, que eu acho importantíssima".

Caetano também tem a canção em grande consideração. No texto de apresentação do livro de Walter Garcia, Bim Bom - A Contradição Sem Conflitos de João Gilberto (Editora Paz e Terra, 1999), o compositor dizia que, comparada às canções de Tom Jobim, Bim Bom parecia brincadeira de criança. "Por outro lado, ela é uma composição de João Gilberto, e, na sua extrema singeleza, apresenta-se como um pretexto para ele exercitar as mais sutis sutilezas de sua invenção", escreveu Caetano.




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