Política Titulo Homologação
Painel eletrônico do Legislativo vai custar R$ 425 mil

Com fim da licitação, maquinário deve entrar em operação no plenário a partir de outubro

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
18/08/2015 | 07:55
Compartilhar notícia


A mesa diretora do Legislativo de Santo André, comandada pelo vereador bispo Ronaldo de Castro (PRB), homologou a Visual Sistemas Eletrônicos Ltda como vencedora de licitação para instalar o painel eletrônico no plenário – a Casa está há mais de um ano sem o recurso. O equipamento custará R$ 425 mil aos cofres públicos e deve entrar em operação a partir de outubro. Isso porque com o fim do certame, a Casa tem dez dias para assinar o contrato. Após a concretização da parceria entre as partes, a empresa terá prazo de um mês para colocar o maquinário em funcionamento.

A licitação se deu na modalidade de pregão presencial do tipo menor preço global. Apenas duas empresas participaram do processo. Além da Visual, a Imply Tecnologia Eletrônica Ltda entrou na concorrência. Ronaldo alegou que o empenho da verba ficou acertado ainda na presidência de Donizeti Pereira (PV, 2013-2014) e apenas não foi utilizada antes por conta do primeiro edital ter fracassado. “Na anterior, as empresas não tinham material de acordo com a licitação, atrasando em mais de seis meses o certame. Nós readequamos para atualizar o texto.”

Embora o equipamento envolva alto custo, o republicano defendeu a implantação para deixar o sistema de votação dos parlamentares “mais transparente” na Câmara. Depois da paralisação do painel, a apreciação de projetos no Legislativo se dá, na maioria das vezes, nominalmente. “Avalio que tudo aquilo que podemos aperfeiçoar e modernizar, por meio da tecnologia, impacta em melhorias, trazendo maior dinamismo para a Casa”, disse, ao acrescentar que o caso “dá mais seriedade” ao expediente do plenário.

A presidência retirou o painel após o material parar de funcionar – o equipamento foi adquirido em 1999, com suspeita de superfaturamento, na ocasião –, e passar por série de problemas no período. À época, a justificativa para a compra de novo maquinário é que ficou obsoleto e não havia chance de manutenção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;