Nacional Titulo
Brasil pede ajuda à ONU contra o crime organizado
Da AFP
29/03/2003 | 00:35
Compartilhar notícia


As autoridades brasileiras pediram a ajuda do Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime Organizado (Undoc) para implantar um "sistema efetivo" que permita atacar seu ponto mais fraco: a estrutura financeira. A informação foi confirmada nesta sexta-feira pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Teles Barreto.

"Uma das maneiras mais eficientes de combater o narcotráfico e a corrupção é estrangulando sua estrutura financeira, que permite levar adiante atividades criminosas ou subornar cúmplices", disse Barreto.

O especialista da ONU James Shaw, que trabalha na República Dominicana e começará a assessorar em abril o governo do Peru na recuperação dos ativos financeiros relacionados ao caso Montesinos, ficará encarregado de colocar este sistema em prática.

O programa coordenará todos os órgãos e instituições que já se ocupam da luta contra a lavagem de dinheiro no Brasil. Polícia Federal, juízes, Ministério Público e Receita Federal, entre outros, vão trabalhar em conjunto para buscar dinheiro sujo dentro e fora do país.

"Quando se luta contra a lavagem de dinheiro, luta-se ao mesmo tempo contra o tráfico de drogas, o crime organizado, as redes de prostituição e a corrupção", explicou Shaw.

No Brasil, "o crime organizado movimenta muito, muito dinheiro", acrescentou Barreto, sem divulgar qualquer número sobre o assunto. Em novembro de 2000, a CPI do Narcotráfico concluiu num relatório que cerca de US$ 50 bilhões procedentes das drogas são incorporados anualmente ao sistema financeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;