Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 19 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

|

Toda força aos clubes classistas

Acredito que o time fosse dessa empresa. Diziam que o campo do Cerâmica ficava em um espaço onde hoje está a favela Heliópolis


Ademir Medici

06/08/2015 | 07:00


“Fui bancário. Trabalhei no Banco Itaú – Agência 0581 SP Sacoman. Ficava na Rua Greenfeld, onde hoje está a Estação do Metrô e do Fura-Fila. Entre as contas havia a da empresa Cerâmica São Caetano. Acredito que o time fosse dessa empresa. Diziam que o campo do Cerâmica ficava em um espaço onde hoje está a favela Heliópolis. Isso tudo é verdade?”

Geraldo Nunes, jornalista e radialista.

Resposta – É tudo verdade, Geraldo. Só falta confirmar se o Cerâmica teve campo de futebol do outro lado do Ribeirão dos Meninos. A praça de esportes original ficava no mesmo bairro Cerâmica.

Hoje, no lugar da fábrica, existe um shopping gigantesco e muito bonito. Ali há marcas da fábrica preservadas, como exemplares de fornos antigos e o altar com a imagem do santo Caetano – uma promessa de preservação feita a esta página Memória, e cumprida, pelo empreendedor Aparecido Viana.

Aliás, anteontem recebemos um livro belíssimo sobre a Cerâmica São Caetano, escrito por um antigo colaborador da empresa, o engenheiro Urames Pires dos Santos, e editado pela Fundação Pró-Memória. Urames aproxima-se dos 90 anos e foi amigo de Roberto Simonsen, de quem conta passagens saborosas.

 

E a Semana São Caetano 2015 chega ao General Motors Esporte Clube, distinguido também no Álbum do Futebol de São Paulo (FPF, 1956). Lá estão as três fotos de hoje, com as informações e legendas compiladas pelo jornalista Nelson Martins de Almeida, de curta e frutífera passagem por São Caetano na década de 1950.

E o General Motors sagra-se campeão do IV Centenário

Fundação: 20-11-1935

Filiação: Leci (Liga Esportiva do Comércio e Indústria).

Quadro associativo: 1.500.

Título principal: campeão do IV Centenário da cidade de São Paulo, em 1954.

Tricampeonato: em São Caetano (1948-49-50).

Classista: bicampeão (1954-55) dos Jogos Olímpicos Operários do Sesi.

Diretoria em 1956: presidente, Carlos Galego Esquerra; vice, Nicolau Fritz; secretário-geral, José Vargas; 1º secretário, Carlos Fritz; 2º secretário, Dorival Dotta; 1º tesoureiro, Arnaldo de Medeiros; 2º tesoureiro, Antonio Carreira; diretor de patrimônio, João José Bravo Ribeiro; diretor esportivo, Océlio Fornazieri; diretor social, Pedro Garcia; Conselho Deliberativo: presidente, Laerte Moreno; vice-presidente, Luiz Foltran.

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 6 de agosto de 1985 – ano 28, nº 5895

Manchete – Otimistas com vendas, montadoras iniciam contratações

Filas de candidatos a empregos nas portas das fábricas.

Superados os níveis recordes de 1980.

 

Em 6 de agosto de...

Nasce, em Valinhos (São Paulo), João Rubinato, nome civil do famoso Adoniran Barbosa, que começou sua vida artística quando residia em Santo André.

Nota – Jornalista Vinicius Castelli, nosso companheiro do caderno Cultura & Lazer, debruçou-se nesta data e reuniu informações formidáveis sobre o grande compositor com raízes fortes no Grande ABC. Leiam que vocês irão gostar.

1915 – Uma turma de estudantes da Escola Politécnica de São Paulo visita a Companhia Fabril de São Bernardo, a popular tecelagem Ipiranguinha. Eles vêm acompanhados do bacharelando João Sayão e são hospedados por Alberto Gomes Pinto.

Nota – Alberto Gomes Pinto. Pelo nome, devia ser parente de Augusto Gomes Pinto, presidente da Câmara de São Bernardo e gerente da Ipiranguinha.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A tomada de Varsóvia pelos bávaros’.

1930 – Fundado o Clube Atlético Aramaçan, em Santo André.

Nasce, em Liberdade (Minas Gerais), Geraldo Faria Rodrigues. Veio menino para São Bernardo. Foi vereador, vice-prefeito e prefeito de 1973 a 1977.

1960 – A Uipa (União Internacional Protetora dos Animais) funda a sua seção de São Bernardo, em reunião realizada no auditório da Rádio Independência.

Da reunião de fundação participaram: Clovis de Oliveira (presidente nacional da Uipa), Violino Varnieri Lamb, Maria da Gloria Calheiros, Marília Cruz Calheiros, Izabel Soriano Rodrigues Pinto, Altino Antonio Siqueira, Kurt Pettenpohl, Dirceu de Souza, João Generoso, João Felix Wimmer, Atilio Fernandes de Oliveira, Alzira Maria Amadei, Bruna Ronchetti D´Angelo, Waldir Ferreira Sindeaux, Francisco João Marotti, Fausta P. Silva e Ida Pezzo Soriano.

1970 – Entra em funcionamento o Saaed (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Diadema), cujo primeiro diretor foi o engenheiro Roberto Correa.

Câmara de Mauá aprova a desapropriação da casa bandeirista, que hoje é sede do Museu Barão de Mauá. A proposta foi apresentada pelo vereador Manoel Moreira.

Hoje

Dia da transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Igreja celebra esta festa desde o século 5, no Oriente, estendendo-a depois para toda a Igreja Universal.

 

Santos do Dia

Agapito

Felicíssimo

Magno

Municípios Paulistas

Hoje é feriado em várias cidades brasileiras, cujo padroeiro é Bom Jesus. Em São Paulo, guardam a data: Aguaí, Anhumas, Batatais, Floreal, Matão, Mesópolis, Monte Alegre do Sul, Monte Aprazível, Ourinhos, Pedranópolis, Pirapora do Bom Jesus, Pirassununga, Ribeirão Bonito, Ribeirão dos Índios, Tremembé e Turmalina.

Bom Jesus é também padroeiro de Paranapiacaba e Piraporinha, duas das comunidades mais antigas do Grande ABC.

Em Paranapiacaba, começa hoje a 126ª Festa do Senhor Bom Jesus, com missa festiva às 19h e distribuição do tradicional bolo preparado pelos moradores representantes da comissão da paróquia. A festa prosseguirá nos dois próximos fins de semana.

No então Sítio Piraporinha realizava-se, em 1915, “a tradicional festa do Bom Jesus”, termos utilizados em notícia de 100 anos atrás publicada pelo Estadão. Se há um século a festa de Piraporinha já era tradicional, imaginem hoje.


Leia mais



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.