Economia Titulo Crise
Mercedes abre PDV e quer atingir excedente de 2.000 trabalhadores

Esse é o 3º programa de demissão em um ano;
os operários recebem carta para ir à companhia

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
16/07/2015 | 07:28
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Mercedes-Benz abriu novo PDV (Programa de Demissão Voluntária) na fábrica de São Bernardo. É o terceiro somente neste ano. O objetivo é reduzir excedente de 2.000 trabalhadores, ou seja, 20% do quadro atual de cerca de 10 mil funcionários.

A equipe do Diário recebeu a informação de que o PDV começou na terça-feira, o que foi confirmado pela montadora. Porém, como cerca de 7.000 profissionais da linha de produção estão em folga coletiva, com desconto no banco de horas, até o dia 20, e 250 estão em lay-off (suspensão do contrato de trabalho) até 30 de setembro, a Mercedes enviou correspondência via Correios para que os colaboradores compareçam à empresa em dias e horários específicos entre esta e a semana que vem. Segundo a fabricante, o objetivo é informá-los sobre o programa.

“A firma vai fazer uma pressão para que a gente aceite o PDV. É sempre assim”, diz um trabalhador que está em casa devido à folga coletiva e pediu para não ser identificado. “Eu não vou aceitar. Só saio se me demitirem”, diz outro operário que está em lay-off, e também solicitou sigilo. “Tenho restrição médica, devido a problemas com tendinite e bursite. Se eu for cortado, onde vou conseguir outro emprego com essas lesões? É horrível viver nessa pressão. É uma humilhação, mas a gente precisa do trabalho.”

O programa de demissão voluntária, segundo a montadora, vale para todos os empregados, inclusive os da área administrativa. A exceção fica por conta dos participantes do programa trainee denominado CAReer. O grupo dos funcionários que possuem restrição médica também será avaliado caso a caso, já que, por acordo coletivo da categoria, eles têm estabilidade. Aos demais, sejam horistas ou mensalistas, a proposta é de 50% do valor do salário por ano de atuação na companhia, limitado ao teto de R$ 65 mil, além dos direitos trabalhistas pagos na rescisão. O PDV ficará aberto até 14 de agosto.

Em documento ao qual o Diário teve acesso, a companhia justifica: “O atual cenário do mercado de veículos comerciais trouxe drásticas reduções nos volumes de produção e alta ociosidade de capacidade de produção e de pessoal. Em face deste cenário, a Mercedes-Benz do Brasil, sem alternativas para garantir sua mão de obra, e no limite dos instrumentos de flexibilidade, necessita reduzir seus custos de pessoal, aumentar a eficiência de seus processos internos e, com isto, atuar na preservação de seu negócio”.

Dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) mostram que no primeiro semestre a produção de caminhões em todo o País despencou 45,2%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Reflexo no tombo nas vendas de 42% na comparação com os primeiros seis meses de 2014.

O material diz ainda que será avaliada a concessão de férias coletivas ou licença remunerada para o início de agosto. Questionada, a montadora disse que nada ainda foi definido sobre essa questão, mas que, se necessário, existe a possibilidade de acionar esses recursos.

Procurado, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou que ficou sabendo ontem que haveria o PDV, mas que ainda não tinha conhecimento dos detalhes da proposta.

No início do mês, após quase 30 dias acampados em frente à fábrica sãobernardense, cerca de 300 empregados que estavam em lay-off quando foram demitidos, e 7.300 trabalhadores que estavam na ativa, rejeitaram a proposta de acordo que previa redução de 20% na jornada de trabalho e de 10% nos salários, além de abertura de novo PDV.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;