Cultura & Lazer Titulo Além do palco
Retrato popular

Grupo Ivo 60 abre projeto do Sesc Santo André de teatro de
rua, que já foi muito popular, e ganha cada vez mais destaque

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
18/01/2012 | 07:39
Compartilhar notícia


Para além do palco, o teatro de rua, que já foi muito popular, ganha cada dia mais destaque e pesquisa séria de grupos que investem na arte de comunicar e emocionar o ‘povão'. O Sesc Santo André, para reverenciar a modalidade teatral, abre no sábado o projeto Rua (En)Cena, que apresentará cinco montagens de duas renomadas companhias de repertório que atuam na área.

Para abrir, no fim de semana, o Grupo Ivo 60 leva à ‘praça interna' da unidade Top! Top! Top!, no sábado, e Sombras da Luz, no domingo.

Inspirada na obra do cartunista Henfil, Top! Top! Top! traz os personagens Graúna, Zeferino e Bode Orelana em contraponto com os frades Baixim e Cumprido. O humor crítico que era característica do ilustrador morto em 1988 é refletido no paradoxo que marca a busca dos tipos populares em cena. Enquanto a primeira turma, que vive na caatinga, busca um pouco de água para sobreviver, os religiosos, um deles cáustico e sádico e o outro bondoso, discursam e buscam respostas sobre a solidariedade humana.

O enredo é boa oportunidade para conferir personagens clássicos que refletem a realidade brasileira e que estão encerrados em gibis que hoje são artigo de colecionador.

Sombras da Luz dá voz à dor de quem perdeu tudo, mas ainda tem a esperança de encontrar boa vida. Baseada em histórias reais de pessoas que frequentam o Parque da Luz, no centro de São Paulo, a montagem traz histórias como a da mulher abandonada por vários maridos, o homem que adora narrar histórias de amor sem final feliz, o idoso que anda na estica mas vive em total miséria e o vendedor bêbado, todos narradores da sua realidade e sonhadores do futuro.

Rua (En)Cena - Grupo Ivo 60 - Teatro. No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Top! Top! Top!, sábado, às 18h. Sombras de Luz, domingo, às 18h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;