Esportes Titulo
Ginástica se renova para o Mundial
Marta Teixeira
Do Diário do Grande ABC
24/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


A Seleção Brasileira de ginástica artística embarca amanhã para a Espanha onde finaliza a preparação para o Campeonato Mundial. Além dos veteranos Diego Hypólito e Mosiah Rodrigues, a equipe contará com dois ginastas de São Caetano: Arthur Zanetti e Sérgio Sasaki, representando a nova geração na competição que acontece de 13 a 18 de outubro, em Londres.

Bicampeão mundial no solo, Diego submeteu-se a artroscopia no ombro esquerdo em junho e tentará defender seu título, sem a condição de favorito. "Vamos ter uma disputa muito mais acirrada do que em anos anteriores", avalia o técnico Renato Araújo, que mudou a série executada pelo ginasta.

A nota de partida poderá ser 16,60 ou 16,80, dependendo da performance de Diego nos treinos na Espanha. "Se a (série) de 16,80 estiver tão limpa quanto a outra, ele poderá fazer, mas depende de como se sair no treinamento", explica o treinador, que não garante a inclusão do movimento Hypólito na apresentação. "Mas também não está descartado."

Enquanto Diego viaja para reafirmar seu espaço no cenário internacional, Zanetti e Sasaki preparam-se para o primeiro mundial adulto sonhando em se firmar na equipe. Aos 17 anos, o caçula Sasaki comemora a oportunidade de treinar e competir ao lado dos atletas que lhe serviram de espelho: Diego, Mosiah e Victor Rosa.

"É uma experiência nova porque você está sempre aprendendo algo diferente", diz, consciente de que a nova geração chega com responsabilidade maior ao grupo. "A pressão é maior e temos de procurar trazer mais resultados", explica o ginasta que nasceu em São Bernardo e treina desde o ano passado ao lado de Zanetti na Associação de Ginástica di Thiene, em São Caetano.

Dois anos mais velho, Zanetti também está chegando neste ano à seleção adulta. No Mundial de 2007, acompanhou a equipe nacional, mas apenas para participar dos treinos e de avaliação. Apesar da pouca experiência internacional, tem conseguido resultados expressivos. Depois de participar de duas etapas da Copa do Mundo de ginástica (Cottbus e Moscou), figura em três aparelhos no ranking da FIG (Federação Internacional de Ginástica): 17º nas argolas, 22º no solo e 23º no salto.

"A ginástica masculina passou a ser mais conhecida pelos resultados do Diego, pelos títulos mundiais. Todos querem ser campeões e eu também. Mas não é este o meu foco ainda. Em Londres, vou tentar entrar em uma final."

A seleção masculina, que tem ainda Caio Costa no grupo, treina duas semanas em Madri antes de embarcar para a Inglaterra. O Mundial é disputado por aparelhos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;