Internacional Titulo
Google investiga bloqueio à versão internacional de seu site na China
Da AFP
08/06/2006 | 23:22
Compartilhar notícia


O motor de busca na Internet Google disse nesta quinta-feira que foi informado sobre os problemas de acesso na China ao seu site principal www.google.com, e assegurou que investigará o assunto.

"Recebemos informação segundo a qual os usuários na China têm problemas para acessar o Google.com. Estamos iniciando uma investigação a respeito", informou a empresa de Internet.

O grupo não deu detalhes sobre a extensão do problema nem suas causas prováveis.

Na quarta-feira, a organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) denunciou o bloqueio, há uma semana, da versão internacional do motor de busca na maior parte das províncias da China.

"Era previsível que o google.com seria deixado, pouco a pouco, de lado para beneficiar sua versão censurada (Google.cn) a partir do momento em que esta foi lançada em janeiro de 2006. Google se soma, assim, definitivamente ao clube de empresas ocidentais que se dobram à censura da China à Internet", comentou a organização.

Várias tentativas feitas pela AFP em Pequim confirmaram o bloqueio da versão internacional do Google.

Segundo a RSF, as autoridades chinesas conseguiram neutralizar desde o final de maio os elementos que permitem burlar a censura na Internet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;