Palavra do Leitor Titulo Artigo
Qual o próximo modismo?

Fico observando a atitude das pessoas: é incrível como elas se deixam levar pelos modismos ou pelos eventos que a mídia ou outros segmentos convocam

Do Diário do Grande ABC
06/07/2015 | 08:56
Compartilhar notícia


Artigo 

Fico observando a atitude das pessoas: é incrível como elas se deixam levar pelos modismos ou pelos eventos que a mídia ou outros segmentos convocam. Dou um exemplo: o dia ‘x’ será destinado ao dia do exercício físico, ocasião em que no dia ‘x’ multidões estarão se aglomerando e se exercitando. Muito legal. E nos demais dias? Os exercícios físicos serão esquecidos.

Nos dias que antecedem o Natal, parece que todos são contagiados pela ‘síndrome da solidariedade’, de modo que todo o mundo cumprimentará seu ‘irmão’, saudará até o mendigo deitado no meio-fio. Passadas as festividades, esquecemos que o outro é nosso irmão, quase atropelamos o mendigo no meio-fio. É ou não é?

Poderíamos levantar diversos exemplos. Como aqueles das fotos postadas no Facebook, a propósito do Dia dos Namorados. Elas, como se diz, ‘bombaram’ nas redes. Achei um cúmulo. Aí eu, para aproveitar, escrevi o seguinte na página do meu Facebook: ‘Um viva ao consumismo alienante. Só estou ansioso pelas fotos do dia 6 de setembro: comemora-se o Dia do Sexo, cuja data é celebrada desde 2008’. Afigura-se que o ser humano toma parte dos eventos quando é estimulado a fazê-lo, parece que o faz para seguir a maioria, para tomar parte do jogo, para se sentir parte de qualquer coisa.

Mas, internamente, individualmente, a pessoa quer mais que o outro se lasque, deseja puxar o tapete, falar mal do outro. Essas atitudes mesquinhas não necessitam de dia específico, pois elas fazem parte da personalidade sombria de pessoas que veem os outros como inimigos, para quem as datas comemorativas se prestam para esquecer que, no íntimo, o imprestável, o abjeto, é aquele que pensou em realizar tais atos.

É evidente que estou generalizando, mas vejo com temeridade a adesão das pessoas a causas que trazem apenas valor passageiro, valor questionável. A própria adesão das pessoas a essas causas também é questionável, como se, de repente, elas tivessem de pensar no próximo, tivessem de fazer tal coisa, só pelo fato de terem de participar. Talvez em outras circunstâncias elas jamais participassem.

A hipocrisia do ser humano se evidencia e se expande quando o que fazer ao qual é submetido não faz parte de sua personalidade, decorrendo daí atitude superficial, cujo compromisso é com a mediocrização da existência.

Trata-se apenas de comentário que gostaria de compartilhar com quem gosta de ler e que não precisa tomar parte de eventos para assim fazê-lo.

Sérgio Simka é professor universitário, escritor e autor de 40 livros publicados.

Palavra do leitor

Trânsito
Quinta-feira (dia 2), este Diário publicou comentário do sr. Adanor Quadros, de Santo André, no qual ele solicita à Prefeitura e ao Departamento de Trânsito refazer faixa de proibido ultrapassagem nas ruas Antônio Álvaro e Regente Feijó. Já solicitei várias vezes a colocação de placas de proibido estacionar na Avenida da Saudade, a partir exatamente da citada Regente Feijó e nunca fui atendido. Meu último pedido, número 468820159, foi em 5 de fevereiro. A resposta da Prefeitura é que até 2 de maio eu teria resposta. Quando questionada, logo após o prazo, fui comunicado de que a data foi revista para 2 de junho. Até o momento não tive qualquer posicionamento, também as ditas placas não foram colocadas e o trânsito no local continua péssimo, pois a rua permite estacionar em ambos os lados, o que não é compatível com a largura da mesma. Desse modo um dos motoristas têm de ficar esperando outro ou muitos outros passarem.
Donaldo Dagnone
Santo André

Sérgio Moro
O juiz Sérgio Moro afirma que prender o ex-presidente Lula não é sua meta. É óbvio que este boato sempre surge por aqueles que querem desmontar o julgamento da Operação Lava Jato. Mas o juiz Moro, por sua lisura, caráter e honestidade, segue apenas provas, principalmente por saber que se ultrapassar limites, a operação poderia ir por água abaixo, a exemplo de Daniel Dantas, do banco Opportunity, cujo juiz serviu-se de meios ilícitos de investigação, o que resultou na anulação do julgamento. O desespero dos envolvidos ao maior roubo que uma estatal brasileira já sofreu é justamente porque Moro não deixou nenhuma fresta aberta, julgando tudo perante à lei. Mas, com certeza, provas para prender Lula são questão de tempo, porque ninguém em sã consciência continua achando que ele não sabia de nada. Deve ter filminho, gravação, e-mails... como provas, porque em se tratando de altos executivos de empresas, nada fica sem documentação.
Beatriz Campos
Capital

Espionagem
Sem moral e no fundo do poço com a sua credibilidade e popularidade, Dilma se recolhe e manda dizer que a nova denúncia de espionagem dos Estados Unidos, divulgado pela Globo News, é “caso superado”. Diferentemente de quando, em 2013, vazaram informações do WikiLeaks, de que o governo e a Dilma foram espionados, a presidente do alto dos 54% de aprovação da sua gestão arrotou indignação em cadeia nacional de TV, e ainda teve apoio da nossa sociedade. E hoje, com essas novas denúncias de que 29 colaboradores do alto escalão de seu governo tiveram telefones grampeados pela espionagem norte-americana, inclusive o avião presidencial, a Dilma, já quase dentro do caldeirão da corrupção do Lava Jato, e aprovação de seu governo abaixo do índice da inflação, ou seja, 9%, enfia sua demagogia e soberba debaixo da saia, e engole a espionagem com Obama e tudo...
Paulo Panossian
São Carlos (SP)

Minorias
Diariamente somos bombardeados pelas mídias e redes sociais sobre comentários que agridem as minorias e, assim que um assunto é debatido à exaustão, encontram outra minoria ofendida para colocar em seu lugar. Dessa forma, criam discussões inúteis e com a finalidade de distrair o povo de questões realmente importantes. No dia em que ninguém se importar com comentários racistas, homofóbicos, sobre menores de idade, religião, política, ou a preferência que for, poderemos nos considerar uma sociedade livre. É perda de tempo tomar partido de discussões inúteis e buscar direitos para um só grupo, ao invés de lutar por um conjunto de direitos para a coletividade.
Daniel Marques
Virginópolis (MG)

Zé Dirceu
O trágico e o bizarro aconteceram novamente com o ex-ministro José Dirceu. Acusado, julgado e sentenciado pelo Mensalão, ele cumpre prisão domiciliar. E agora apareceu novamente nas manchetes do Petrolão. Segundo especialistas, a água está batendo no local incerto, e seu advogado entrou com pedido de habeas corpus junto ao TRF, em Porto Alegre. Segundo seus advogados, nome de Dirceu pode entrar para o rol do Petrolão, por denúncias de pagamento de propinas pelo lobista Milton Pascowith. Estaria se cumprindo a máxima da precaução: ‘cachorro mordido de cobra, agora tem medo até de linguiça.’
José Pedro Naisser
Curitiba (PR)

Cabresto
Lula precisa mesmo contar e recontar a história da Petrobras para encobrir dos trabalhadores os roubos que ele, sua sucessora e seu partido fizeram. O discurso mentiroso não cola mais. A Justiça está chegando aos peixes grandes. Que esses trabalhadores saibam raciocinar. A Petrobras era a maior estatal e teve seu cofre arrombado. Fazer discurso mentiroso só aumenta a indignação das pessoas que estão perdendo seus empregos, pagando altos impostos, energia elétrica e juros caríssimos. Sem contar que a inflação come o pouco salário que lhes resta. Lula perdeu a oportunidade de mudar o País. Ele mudou a vida dele e de seus familiares. Ao povo uma banana. Interessa a Lula população que esteja no cabresto.
Izabel Avallone
Capital

Doações
Piada da semana: Ricardo Pessoa, da UTC, disse que doou R$ 2,6 mi para Lula, mas acha que ele não sabia que era corrupção.
Tania Tavares
Capital 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;