Política Titulo Postura branda
Durante balanço, bancada do PT na Assembleia cobra direção por apoio em oposição a Alckmin

Deputados creem que há pouco suporte da legenda na atuação legislativa

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
05/07/2015 | 07:08
Compartilhar notícia
Ricardo Trida 15/3/15


Em reunião na quinta-feira da cúpula estadual, a bancada do PT na Assembleia Legislativa cobrou da direção da legenda para que haja suporte mais firme na atuação em oposição ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). O bloco de parlamentares petistas tem recebido duras críticas por não protagonizar atuação tão combativa à gestão tucana, que acumula hegemonia de 20 anos de administrações do PSDB ininterruptas.

Internamente, quem puxou o coro foi Luiz Turco, deputado por Santo André – ele também é presidente do diretório andreense. No discurso, afirmou ser difícil fazer parte da bancada de um Legislativo pouco acompanhado na mídia e que não tem sustentação da direção partidária. Após cobrança, foi aplaudido pelos presentes.

O que se especula nos bastidores é que a postura evasiva em relação ao governador tem como defensor o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT). O chefe do Executivo, aliás, pouco fez campanha ao candidato do PT ao Palácio dos Bandeirantes, o ex-ministro Alexandre Padilha, e, recentemente, articulou diretamente com Alckmin a liberação de R$ 50 milhões para o piscinão do Paço para compensar a falta de envio de dinheiro do governo de Dilma Rousseff (PT).

Questionado pela equipe do Diário sobre discurso duro contra o comando do petismo no Estado, Turco diminuiu o tom, mas reconheceu que precisa haver integração de diálogos para que a oposição na Assembleia Legislativa seja mais qualificada.

“Não é fácil você ser oposição. O PT perdeu dez cadeiras na Assembleia, tínhamos 24 deputados e agora temos 14. Há crise geral, da economia e esse momento difícil pelo qual o partido passa. Temos tentado fazer oposição qualificada, não a raivosa, com esforço de captar o discurso de movimentos sociais. Da parte da bancada, fazemos o que é possível”, defendeu-se Turco.

O parlamentar reclamou também que a Assembleia fica alheia da população até por desinteresse dos grandes veículos. “Cobre-se o Congresso e as Câmaras Municipais. Para nós, é a mesma coisa que fazer debate eleitoral em cidade onde não há programa partidário na TV. Tem de ser pelas ruas, conversando com todos. É claro que é um desafio”, argumentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;