Memória Titulo Memória
Será que jogaram a Pietà do Hospital Anchieta no lixo?

A Memória do Grande ABC volta a ser atingida de morte e exige mobilização...

Ademir Medici
03/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A Memória do Grande ABC volta a ser atingida de morte e exige mobilização geral. A denúncia vem de São Bernardo e é feita por um estudioso da arte sacra, o padre Paulo Afonso da Silva, pároco da Sagrada Família, localizada no Jardim do Lago. A imagem da Pietà, tão antiga quanto o hospital, réplica da original de Michelangelo, desapareceu sem deixar vestígios do Anchieta (veja o texto do sacerdote).

Quem foi o responsável? A imagem foi só retirada? Ou foi destruída? O fato é tão grave quanto à retirada do crucifixo de Cristo das repartições públicas e das escolas. A Igreja do Grande ABC precisa exigir uma reparação, com urgência.

Prefeito Luiz Marinho, que é católico, também precisa vir a público e dizer o que ocorreu. Ou novos fatos igualmente graves voltarão a ocorrer. Melancolicamente.

Lembramos, imediatamente, do eterno mariano Attílio Zoboli. Se vivo fosse, ele se dirigiria aos altos da Rua Silva Jardim para tomar uma satisfação. Que seus sucessores o façam.

Lembrando: o Hospital Anchieta fica na área da nossa mais antiga paróquia, duas vezes centenária (foi erigida em 1812), a da Boa Viagem, hoje elevada à basílica, a única do Grande ABC e da Diocese de Santo André.

Sacrilégio

Texto: padre Paulo Afonso da Silva

Semana passada, visitando o Hospital Anchieta, constatei que haviam removido a imagem histórica da Pietá da portaria principal, na Rua Silva Jardim. Não houve consulta, nem projeto de restauração. Simplesmente retiraram a imagem e jogaram no lixo. Alegação: a imagem estava por cair na cabeça das pessoas.

Em foto que tirei ano passado, não constatei esse perigo.

A imagem, segundo consta, foi abençoada por dom Jorge Marcos de Oliveira, bispo diocesano, no final dos anos 1950, quando o hospital foi inaugurado. Memória poderia publicar algo em repúdio?

Piedade de Michelangelo

Data –1499

Técnica – Escultura em mármore

Dimensões – 174 cm x 195 cm

Localização – Basílica de São Pedro, Vaticano, na primeira capela da alameda do lado direito. Desde que a estátua foi atacada, em 1972, está protegida por um vidro a prova de bala.

Nota

Representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria. A fita que atravessa o peito da Virgem Maria traz a assinatura do autor, única que se conhece

Fonte: Wikipédia

Registro histórico

Sábado, 13 de junho de 2015. O pároco da Sagrada Família de São Caetano, padre Jordélio Siles Ledo, celebra missa na Capela Santo Antônio, na Vila Cavana. “Foi um momento mágico”, testemunha Cassia Lorenzini.

A missa celebrou os 130 anos da primitiva capela do lugar, idealizada pelo imigrante italiano Luigi Cavana.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 3 de julho de 1985 – ano 28, nº 5866

Manchete – Governo cede às pressões e atualiza a tabela do IR

Meio Ambiente – Iniciado o plantio de grama na Serra do Mar para evitar deslizamentos.

Mauá – Violadas 48 sepulturas no Cemitério de Vila Vitória.

Futebol – Santo André efetiva Lance como técnico e empresta o goleiro Tonho ao São Bernardo.

Hoje

Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial

Dia do Ministério da Justiça

Em 3 de julho de...

1900 – Na condição de vice-intendente de São Bernardo (cargo equivalente ao de vice-prefeito), Italo Stefanini propõe a instituição de prêmios em dinheiro aos lavradores locais de algodão que tivessem boa colheita.

1915 – Polícia procura na região animais que teriam sido roubados em Santos.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A administração italiana nas terras conquistadas’.

1930 – Prefeito Pires do Rio, de São Paulo, contata o delegado Arthur Rudge Ramos e suspende a cobrança do imposto de 20 mil réis junto aos automóveis e caminhões dos municípios vizinhos, o que inclui São Bernardo.

- O recuo paulistano deveu-se à ação coletiva dos prefeitos de Santo Amaro, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Juqueri, Cotia e Parnaíba, liderados pelo prefeito de São Bernardo, coronel Saladino.

1950 – Anúncio publicado em A Gazeta Esportiva pode ser indicado como o embrião do comércio de móveis em São Bernardo, cidade que há 45 anos já vinha produzindo dormitórios e cadeiras.

- Móveis? Só em São Bernardo.

- Fonte Produtora de Móveis.

- 45º aniversário.

- Procure Basso & Berardi Ltda.

- Peça ao cobrador para descer no Largo da Matriz, Rua Rio Branco, nº 1, altos do Bar Excelsior, ao lado esquerdo da Matriz.

- Domingos e feriados até 11h.

- Partidas de ônibus de 10 em 10 minutos do Parque Dom Pedro.

NOTA – o 45º aniversário, provavelmente, refere-se à instalação da primeira fábrica de móveis em São Bernardo, por João Basso, em 1905. Já em 1950 estava à frente da fábrica Bortolo Basso, filho do fundador.

Barro Paulista

- São Domingos. Século 19. Barro cozido e policromado. Proveniente do Vale do Paraíba.

Imagem faz parte da exposição Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz). Curador: Dalton Sala.

Santos do Dia

- Anatólio

- Leão II

- Tomé, israelita e que foi um dos 12 apóstolos de Jesus.

Município Paulista

- Hoje é o aniversário da estância Águas da Prata. Elevado a município em 1935, quando se separa de São João da Boa Vista. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;