Memória Titulo Memória
Avança a Associação São Luiz
Ademir Medici
01/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Há 40 anos – 22 de junho de 1975 – era lançada a pedra fundamental da nova sede da Associação São Luiz – Casa de Estar Rotary – à Rua Miguel Arco e Flexa, 41, Vila Euclides, São Bernardo. O Diário esteve presente e tirou várias fotos. Apenas uma foi publicada. Duas imagens que permaneciam inéditas ilustram Memória hoje, mais de quatro décadas depois. Estas e outras fotografias estão preservadas no Banco de Dados do jornal. Verdadeiras preciosidades.

Ao ato de 1975 estiveram presentes nomes que fizeram história, entre os quais uma primeira dama especial, Lavínia Rudge Ramos, a dona Nenê, esposa do prefeito Lauro Gomes e filha de Arthur Rudge Ramos, o delegado de polícia paulistano que revitalizou o Caminho do Mar nos anos 1920. Dona Nenê, de saudosa memória, foi a presidente de honra da instituição.

Também estiveram presentes naquela manhã de domingo dois prefeitos de São Bernardo: Aldino Pinotti (em dois mandatos) e Geraldo Faria Rodrigues, então em pleno exercício do cargo.

Da Câmara, dois vereadores: Álvaro Domingues (presidente do Legislativo) e Mauricio de Castro.

Do Poder Judiciário, Horácio de Carvalho Júnior, idealizador da Casa da Amizade e primeiro juiz de Direito da Comarca de São Bernardo – o que propôs o nome São Luiz à instituição.

Sempre presente, o advogado e professor da Faculdade de Direito, Calixto Antonio, ao lado da esposa, Loise Cheidde Antonio, da diretoria da Casa da Amizade.

Pery Ronchetti, realizador da Casa da Amizade, não pode participar. Mas foi muito bem representado pelo empresário Nelson Corazza.

A reportagem anotou os nomes de José de Barros Poyares e Reginaldo Cardone, dois presidentes de Rotary presentes.

A bênção da pedra fundamental foi feita pelo jovem frei Sebastião Benito Quaglia, da Paróquia do Jardim do Mar.

Fazemos questão de divulgar todos esses nomes porque eles têm uma presença na história da São Luiz. E com os nomes anotados, fica mais fácil identificar os rostos das fotos de 40 anos passados – uma tarefa que deixamos aos atuais dirigentes da Associação São Luiz, dentro do projeto de construção da História.

O TEMPO PASSA...

Fundada pelos rotarianos na segunda metade da década de 1950, a Associação São Luiz avança aos dias atuais. Em 1975, Neyde Mari Cardone era a presidente; Olga Guazzelli é a presidente atual. A missão de acolher crianças sem lar, à espera de famílias que as acolham, prossegue, firme e forte.

Barro Paulista

São Bento. Século 18. Barro cozido e policromado. Proveniente de Jacareí.

Imagem faz parte da exposição Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz). Curador: Dalton Sala.

Santos do dia

- Teodorico

- Aarão

- Domiciano

- Bv. Assunta Marchetti

Bonifácio de Carvalho

Lendo o artigo do dia 24 (E o Bonifácio de Carvalho chega aos 65 anos), gostaria de mencionar mais dois nomes que estudaram na escola na década de 1970: a atriz Cássia Kiss e o ator e redator Riba Carlowich, ambos trabalhando na Rede Globo.

Família Lagos Rosário

Vilanova Artigas

Li a matéria no caderno Cultura & Lazer, do Rodrigo Mozelli, sobre a programação em comemoração aos 100 anos de Vilanova Artigas. Vale Lembrar que é dele série de projeto de escolas públicas espalhada pelo Estado, inclusive em Santo André, como o Ginásio Estadual de Utinga, a atual Escola Estadual Adamastor de Carvalho.

Marcos Imbrizi, jornalista

Diário há 30 anos

Domingo, 30 de junho de 1985 – ano 28, nº 5864

Mauá – Sociedade Amigos do Jardim Zaíra produz comida a partir de horta própria para atender crianças carentes. Reportagem: Elenice Vieira.

Ensino Técnico – ETE (Escola Técnica Estadual) Lauro Gomes quer voltar a ser ETI (Escola Técnica Industrial). Fracassa a integração com o Centro Paula Souza. Êxito em Santo André e São Caetano. Reportagem: Ademir Medici.

Desaparecimento – Oitenta dramas mensais no Grande ABC. Pessoas que desaparecem sem deixar contatos, por vários motivos. Reportagem: Jaime Pereira da Silva.

Polícia – O crime ronda Diadema. E a polícia busca saídas. Escreve Walter Venturini: ‘Cinco mortos dentro do bar do Tatuzinho, no Jardim das Nações. É o exemplo da violência que atingiu a cidade. De uma só vez, é atingida a metade do índice mensal de homicídios, a maioria nas favelas.’

Imprensa – Classifácil do Diário tem novo telefone para anunciantes: 454-4488.

Em 1º de julho de...

1915 – Câmara de São Bernardo aprova a abertura de uma espaçosa avenida que se denominará Queiroz dos Santos, em homenagem a Antonio Queiroz dos Santos, capitalista e benfeitor residente em Santo André. A via deverá interligar Santo André a São Caetano.

NOTA – Até então a ligação rodoviária de Santo André com São Caetano era feita a partir da Rua Catequese. Nos anos 1920 seria aberta a nova via, hoje denominada Dom Pedro II. E a homenagem a Queiroz dos Santos foi dada por outra avenida, a que interliga a estação ferroviária à Avenida Perimetral.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Seis mil cadáveres de turcos’.

1930 – Por iniciativa do prefeito de São Bernardo, Saladino Cardoso Franco, reúnem-se em São Paulo os prefeitos de Guarulhos, Cotia e Santo Amaro (então município autônomo). Em pauta, uma tomada de posição conjunta contra o ato 3.302, do prefeito Pires do Rio, da Capital, que cria uma taxa de 20$000 para os automóveis e caminhões dos municípios limítrofes que se dirigirem à sua cidade.

- Entra em vigor na região lei municipal do novo imposto de indústria e profissão, com 50% de abatimento sobre as tabelas em vigor para os negociantes das feiras livres que não forem estabelecidos no município de São Bernardo (hoje Grande ABC). Fazem parte do pacote vendedores de produtos agrícolas.

1965 – Fundada a Sociedade Amigos de Vila Boqueirão, em São Caetano.

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Assis. Elevado a município em 1917, na região de Santa Cruz do Rio Pardo.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;