Cultura & Lazer Titulo
Internet grátis: qual o provedor mais fácil?
Sérgio Vinícius
Especial para o Diário
01/05/2000 | 17:54
Compartilhar notícia


   Os provedores de Internet gratuita invadiram o mercado, proporcionando boas alternativas aos internautas. Sem gastar um centavo a mais além do impulso telefônico, basta ao usuário entrar na página do provedor escolhido, configurar uma nova conexao dial-up no Windows, registrar o login e começar a navegar. O Diário avaliou alguns serviços de Internet gratuita e constatou que, além de um PC, uma linha e um modem, é necessário paciência para acessar a Web.

O provedor com acesso mais fácil é o iG (www.ig.com.br), principalmente por nao ser necessário realizar um download do programa discador. É o ideal para quem nunca entrou na Internet, pois basta ter o número do telefone - o provedor dispoe de um para cada cidade da regiao - e configurar o discador com a senha e nome do usuário, denominados "ig". Para saber qual o número de conexao, o usuário deve ligar para 0800-702000.

Outro provedor avaliado, o Tutopia (www.tutopia.com.br), também facilita a conexao, embora seja necessário realizar o download do discador. Depois de responder a um questionário, basta ao usuário baixar o programa. Na pasta de acesso à Internet já estará configurado seu discador. O usuário receberá, automaticamente, uma conta de e-mail.

O provedor gratuito BRFree (www.brfree.com.br) também apresentou um bom resultado no quesito facilidade, embora, assim como o Tutopia, nao ofereça o serviço no Grande ABC. Para acessá-lo, basta fazer o download do discador e responder a um questionário simples. O problema maior está no portal de acesso, que traz banners publicitários que ficam evidentes na tela toda a vez que o usuário se dispuser a usar o provedor. Apesar disso, após seguir as instruçoes, sua conexao já aparece configurada no assistente de discagem.

O Terra Livre (www.terralivre.com.br), por sua vez, dispoe de um serviço complicado, principalmente na fase final de instalaçao do software. Após realizar o download, o usuário deve responder a um longo questionário, que pede até número do CPF, e o programa é instalado. Na primeira vez em que o internauta tentar navegar pelo provedor, ainda aparecerao alguns comandos adicionais para a discagem, que podem criar confusao. Por fim, após todo o processo, a tela inicial do browser é alterada, obrigando o internauta a visualizar sempre a página inicial do portal Terra (www.terra.com.br).

O serviço Netgratuita, apesar de fácil, apresenta alguns problemas. No momento em que está preenchendo a ficha com os dados cadastrais, o usuário é automaticamente obrigado a abrir uma conta de e-mail no Brasil OnLine (BOL) (www.bol.com.br). Devido à grande demanda, fica difícil escolher um login. O download do aplicativo é realizado muito lentamente, levando até oito minutos para ser concluído, contra os dois minutos em média dos demais. E quando o internauta resolve navegar, em toda a parte superior da tela aparece um portal que nao pode ser apagado, dando a impressao de que está encolhido na tela.

O Grátis 1 (www.gratis1.com.br) é um serviço que promete 100% de eficácia quanto à discagem e manutençao da linha, um problema muito comum, principalmente nos horários de pico, entre as 19h e 23h. Na instalaçao do programa, é preciso cumprir os mesmos procedimentos dos concorrentes. O serviço é simples, rápido e dificilmente a chamada dá ocupado. O problema diz respeito aos banners que ficam no canto esquerdo superior da tela, mesmo quando, conectado, o usuário está realizando outras funçoes que nao sao relacionadas à Web.

Outro provedor avaliado pelo Diário foi o Super11 (www.super11.net), que promete ser o mais rápido da Web. Na verdade, é o mais complicado, a ponto de nao se conseguir realizar o download do programa. Primeiro, é necessário responder a um longo questionário que, muitas vezes, impede a continuidade do processo, pois o login é repetido ou a senha possui letras insuficientes. Quando finalmente chega o momento do download, algo dá errado. Depois de diversas tentativas, foi impossível baixar o arquivo, pois aparece a informaçao de que nao é possível uma conexao com o servidor. Na mesma página, existe um link que indica como proceder caso o problema aconteça, o que é possível se o usuário possui outro discador. Neste ícone, a página oferece soluçoes para o problema desde que seu provedor seja o UOL (www.uol.com.br). Ou seja, foi impossível baixar o programa. Pelo jeito, o Super 11 nao é realmente tao rápido quanto promete.

Onde Encontrar - Acesso diretamente para regiao do ABC: Internet Grátis (iG) - www.ig.com.br; Netgratuita - www.netgratuita.com.br. Acesso por Sao Paulo: Tutopia - www.tutopia.com.br, Grátis1 - www.gratis1.com.br, Terra Livre - www.terralivre.com.br, Super11 - www.super11.net, BRFree - www.brfree.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;