Economia Titulo
Vale do Rio Doce está interessada na francesa Eramet, diz jornal
Da AFP
26/08/2005 | 12:47
Compartilhar notícia


A brasileira Vale do Rio Doce, principal produtora mundial de minério de ferro, estaria negociando para comprar o grupo metalúrgico francês Eramet por mais de 2 bilhões de euros. A informação saiu na edição desta sexta-feira do jornal Wall Street Journal.

A Eramet se recusou a fazer qualquer comentário sobre a notícia. Há algumas semanas circulam os rumores sobre uma eventual mudança de mãos do capital da empresa, que opera no território francês de Nova Caledônia, no Pacífico Sul, onde é a principal fonte de trabalho.

Segundo o jornal Le Monde, o grupo Areva, também francês, poderá se desfazer de 26% do capital que possui desde 1999 na Eramet para centrar-se em suas atividades nucleares.

O acordo firmado pela Areva com outro importante acionista da Eramet, a família Duval, que possui 37,2% do capital, expira em meados do próximo ano, o que a faria ficar livre pra dispor de sua parte.

A Areva confirmou que regularmente recebe propostas para vender sua participação na Eramet, mas a questão "não está na ordem do dia", segundo um porta-voz da construtora francesa de centrais nucleares, citado pelo Le Monde.

O volume de negócios da Eramet, que se beneficiou de uma alta de 16,6% dos preços do níquel no último semestre, aumentou 17,4%, a 1,4 bilhão de euros, nos primeiros seis meses do ano.

No início de agosto, o presidente da companhia, Jacques Bacardats, desmentiu os rumores de uma eventual venda do grupo, ao insistir no caráter estratégico e político das atividades do níquel na Nova Caledônia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;