Economia Titulo
Meirelles diz que 'juros altos são coisa do passado'
Do Diário OnLine
Com Agências
04/12/2003 | 12:40
Compartilhar notícia


O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, demonstrou bastante otimismo ao deixar o gabinete do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), líder do governo no Congresso, na manhã desta quinta-feira. "Juros altos são coisa do passado. Agora estamos saindo da etapa da retomada do crescimento para entrar na fase do crescimento sustentado", proclamou.

Segundo disse Meirelles, o Brasil está passando da segunda para a terceira etapa na política econômica desenhada pelo governo Lula. Ou seja, da retomada do crescimento para a aceleração no crescimento sustentável, sendo que a primeira fase foi a de ajuste fiscal e controle da inflação.

Meirelles e Mercadante mantiveram uma conversa de mais de uma hora, na qual articularam "estratégias conjuntas para garantir a sustentabilidade da retomada do crescimento econômico", explicou Mercadante.

Dentre as estratégias a serem adotadas a partir de agora, o líder destacou a discussão, no Senado, da Lei de Falências já aprovada pela Câmara. Segundo Mercadante, a lei possibilitará mais segurança nas operações bancárias com pessoas jurídicas, o que viabilizará a redução do spread bancário - diferença entre o custo de captação do dinheiro no mercado e a taxa cobrada na concessão de empréstimos.

O presidente do Banco Central listou ainda a necessidade de aprovação no Congresso das reformas tributária e da Previdência, para evitar a criação de “bolhas de crescimento”.

Com Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;