Automóveis Titulo
Astra sucumbe diante do Punto
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
02/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Quando a Chevrolet nos ofereceu o Astra 2010 para detalhada avaliação, não pensamos duas vezes antes de exigir o máximo do líder de vendas entre os hatches médios. Para isso, buscamos um adversário que o levasse aos seus limites. Candidatos não faltaram. Mas no fim, quem mostrou-se mais perigoso - para o Chevrolet, claro! - foi o Punto HLX.

E bastam os números para provar a acertada escolha. De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), até a primeira quinzena de agosto foram emplacadas 15.643 unidades do veículo produzido em Betim (MG), o que lhe assegura a segunda colocação no ranking de vendas do segmento. No mesmo período, a Chevrolet vendeu somente 610 veículos a mais.

Mas vamos ao embate. Afinal, queremos ver o circo pegar fogo!

ASTRA 0 X 1 PUNTO - Ao analisarmos o design, o Punto marcou o primeiro gol. Com traços arredondados, atuais e de bom gosto, o Fiat sobra em termos de beleza e harmonia. A linha de cintura alta confere imponência ao hatch que traz a assinatura do designer Giorgetto Giugiaro .

O Chevrolet, por sua vez, é o oposto. Abusa das retas conservadoras e já bastante defasadas. Andar com um Astra pelas ruas do Grande ABC é pedir para não ser notado. No trânsito, ele é só mais um.

PUNTO 2 X 1 ASTRA - O Astra dá a primeira estocada no rival quando o assunto é custo-benefício - definitivamente o ponto forte do GM.

Por R$ 44.611, o Chevrolet - agora vendido em única versão - entrega ar-condicionado, direção hidráulica e faróis de neblina, assim como o Punto. Porém, as rodas do Astra são de liga leve de 16 polegadas, item opcional no Fiat (R$ 1.113 - 15 polegadas).

No entanto, saltando para o tema opcionais, o Punto volta a abrir vantagem. Enquanto o Chevrolet tem só air bag duplo como opcional, o Punto entrega freios com ABS, bancos em couro, sensor de estacionamento e CD player com MP3 - além do air bag duplo.

PUNTO 4 X 3 ASTRA - Avaliando o interior, o Astra surpreende e ultrapassa, momentaneamente, o Punto. Com 10 cm a mais de distância entre os eixos, 17 cm maior em comprimento e 90 litros a mais de capacidade de carga no porta-malas, o experiente hatch marca dois pontos de uma vez: espaço e conforto.

Porém, rapidamente a juventude retoma as rédeas do comparativo. Com melhor nível de acabamento - e nesse quesito levamos em conta, além dos materiais utilizados, o visual do painel de instrumentos, do painel central e do console -, o Punto empatou novamente o duelo, retomando a liderança logo em seguida, quando a ergonomia tornou-se tema.

O Punto traz ajuste de altura e profundidade do volante, enquanto o Astra não. Ambos, porém, têm comandos de altura dos bancos.

FINAL: PUNTO 5 X 4 ASTRA - Desempenho e dirigibilidade foram os dois últimos quesitos. O Astra tem motor relativamente mais potente e um pouco mais forte, o que lhe garante vantagem diante do Fiat.

No quesito transmissão, ambos se equivalem. As duas caixas têm engates precisos e bom escalonamento.

Porém, o Punto tem melhor dirigibilidade - quesito que lhe garantiu a vitória. O Astra, pelo tamanho e a suspensão mais molenga, não transmite ao motorista confiança nas entradas de curvas. O Punto, por sua vez, é o contrário. Durante todo o momento ele está à mão, sem insinuar qualquer intenção de desgarrar de frente ou de traseira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;