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Esse campeonato já existe há três anos e começou em Curitiba. A Petrobras encontrou nele uma forma de divulgar e incentivar o uso desse tipo de combustível.
Edson Santos, piloto de Santo André, participa da competição desde sua estréia, cujo motor é preparado por Sérgio Serra, também de Santo André.
Essa categoria mostra mais uma vez o pioneirismo do Brasil em desenvolver tecnologias para combustíveis alternativos. Assim como o álcool, usado pela primeira vez nas competições no início dos anos 80, a Copa Pick-up Racing é a única categoria no mundo a usar GNV.
A idéia partiu da associação dos pilotos, que encontrou nesse desafio uma maneira de atrair o patrocínio da Petrobras, que possui interesse no crescimento do uso do GNV.
Como nas primeiras competições com motores a álcool, a falta de experiência com o novo combustível exige pesquisa constante. Com os motores V6 GNV foi a mesma coisa. "A maior dificuldade no começo é conhecer as características do combustível. Assim que se adquire certo know-how a potência começa a aparecer", explica Sérgio. A preparação exige maior taxa de compressão e ajustes no fluxo do coletor de admissão. O cilindro vai preso na caçamba.
Na pista a disputa está acirrada, embora o gaúcho João Campos, atual bicampeão, esteja dominando os resultados. Ele está na frente na classificação geral, trazendo no vácuo o vice do ano passado, Emerson Duda.
A Pick-up Racing utiliza os modelos Ford Ranger, Chevrolet S10 e Dodge Dakota, sendo a única competição envolvendo automóveis multimarcas no Brasil. A competição foi inspirada na Nascar Truck Series, corrida de pick-ups, que faz a preliminar da Nascar, principal atração do automobilismo americano.
A Petrobras, que é a principal patrocinadora da Pick-up Racing, utiliza o evento como campo de testes para o desenvolvimento do Gás Natural Veicular. "Como andamos em regime de rotação sempre elevado, o motor trabalha limpo e responde com precisão ao acelerador", conta Edson.
A intenção da petrolífera e dos fornecedores de equipamentos, como a BRC Kits de Conversão, é levar para as ruas toda a tecnologia de GNV desenvolvida nas pick-ups.
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