Política Titulo
Garotinho lança candidatura de Erundina ao governo de SP
21/10/2001 | 20:33
Compartilhar notícia


O governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PSB), lançou domingo o nome da deputada Luíza Erundina (PSB-SP) como candidata ao governo de São Paulo em 2002. Ele quer ter um palanque forte no Estado para impulsionar sua candidatura à Presidência da República. “Só uma mulher com sua coragem para vencer o desafio e ser candidata ao governo de São Paulo”, disse Garotinho em discurso no 5º Congresso Estadual do PSB, realizado na Assembléia Legislativa, no parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Erundina não descarta a candidatura, mas prefere esperar para ver melhor o quadro sucessório e então tomar uma decisão.”Vamos ver qual o compromisso do partido com esta candidatura”, afirmou a deputada. “Acabei de sair de uma eleição majoritária difícil, não tenho mais tempo para aventuras”, disse referindo-se à eleição municipal do ano passado na qual ficou em 5º lugar.

Pessoalmente, a ex-prefeita de São Paulo prefere tentara reeleição para a Câmara dos Deputados. Ela defende, entretanto, que sua legenda tenha candidatura própria, tanto no Estado, quanto para a Presidência.

Além de Erundina o partido cogita outros nomes, como o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Almir Pazzianoto, o advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira e o presidente regional da legenda, reeleito domingo, o prefeito de São Vivente, Márcio França. disse que as candidaturas próprias são uma forma de fortalecer o partido nas eleições parlamentares.

Benedita – Apesar da troca de elogios, Erundina criticou a recente briga entre Garotinho e a vice-governadora do Rio, Benedita da Silva.”É muito ruim, isto não faz avançar o processo político”, destacou.

Após Benedita anunciar sua intenção de concorrer ao governo, Garotinho a acusou de desviar dinheiro doado a restaurantes populares para a Ação da Cidadania – uma organização não-governamental criada pelo sociólogo Herbert de Souza –, mas depois voltou atrás ao dizer que havia se confundido. “Não podemos ficar nos destruindo”, disse Erundina, ao se referir aos partidos de esquerda, “isto só favorece o outro polo”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;