Nacional Titulo
Câmara transforma chácara de Sorocaba em área ambiental
Do Diário do Grande ABC
01/12/1999 | 15:39
Compartilhar notícia


A Câmara de Sorocaba, a 92 quilômetros de Sao Paulo, aprovou hoje, em segunda discussao, projeto de lei que transforma em área de interesse ambiental a Chácara Sônia Maria, na zona norte da cidade. Caso a lei seja sancionada, ficará praticamente afastada a possibilidade de instalaçao de um hipermercado da rede Carrefour no terreno de 100 mil metros quadrados onde se encontram mais de 450 árvores. A prefeitura havia aprovado a unidade comercial, que geraria cerca de 500 empregos diretos. A empresa comprometera-se a preservar cerca de 200 árvores e efetuar um replantio compensatório em outra regiao da cidade. O autor da proposta de preservaçao da área, vereador Gabriel Bittencourt (PT), defendeu a necessidade de preservar uma dos poucos bosques remanescentes numa área densamente urbanizada.

O projeto vinha tramitando na Câmara desde maio e sua aprovaçao por ampla maioria - 17 votos a 4 - acabou surpreendendo o próprio autor. Na primeira votaçao, a proposta havia sido rejeitada. "Prevaleceu o bom senso", disse o vereador. A sessao foi acompanhada por cerca de 200 pessoas, entre estudantes e ambientalistas, e muitas portavam faixas e cartazes em defesa da chácara. Com a aprovaçao, qualquer construçao no terreno que implique na impermeabilizaçao de mais de 2% da área terá que contar com estudo de impacto ambiental e ser submetida ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. A chácara, construída há mais de 50 anos por um grupo empresarial para residência dos diretores, foi penhorada pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e deve ir a leilao no início do ano. O projeto ainda pode ser vetado pelo prefeito Renato Amary (PSDB). Até a tarde de hoje, segundo sua assessoria, o prefeito nao definira se promulgaria a lei.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;