Setecidades Titulo São Caetano
Prefeitura realiza segundo mutirão do Programa Fila Zero

Anúncio é feito por Paulo Pinheiro na chegada de carreta do Mulheres de Peito

Nelson Donato
Especial para o Diário
03/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


São Caetano realiza no dia 20 o segundo mutirão do Programa Fila Zero, que pretende zerar a esperar por consultas de especialidades na rede pública de Saúde municipal. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) durante a recepção da carreta itinerante do Programa Mulheres de Peito, do governo do Estado, pela segunda vez na cidade.

O mutirão ocorre das 8h às 13h no Hospital São Caetano (Rua Espírito Santo, 277, bairro Santo Antônio). Desde o dia 25 de maio, a central de agendamento e regulação entra em contato por telefone para fazer o pré-agendamento com outros 1.000 pacientes que aguardam retorno de suas consultas há mais de 15 dias. Na primeira edição, 1.000 pessoas foram beneficiadas. “Nossa meta é fazer mutirões mensais. Começamos no mês passado com atendimentos oftalmológicos e odontológicos. A ideia é que ninguém espere por consulta com especialistas na cidade em breve”, garantiu o chefe do Executivo.

A carreta itinerante do Mulheres de Peito, segundo ele, também auxilia no atendimento da demanda. O veículo ficará instalado na Avenida Goiás, 1.111, no pátio do Teatro Santos Dumont, até o dia 27 e funcionará das 9h às 18h de segunda a sexta e das 9h às13h aos sábados.

Equipado com mamógrafos e ultrassom, possui duas salas, uma para exames e outra para tratamento e impressão. Tem capacidade para fazer 50 atendimentos diários e é voltado principalmente para mulheres com mais de 35 anos, quando o risco de se desenvolver câncer de mama é maior.

O programa atendeu 44 mil mulheres em todo o Estado em 2014. Na primeira ocasião em São Caetano, foram realizados cerca de 1.000 exames. A expectativa para este ano é de 700 atendimentos durante os 25 dias em que a carreta irá operar.

As mulheres de 35 a 49 anos que desejam fazer a mamografia devem se dirigir ao local portando pedido médico, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e RG. Para as que possuem mais de 50 anos, o encaminhamento não é obrigatório. Os resultados dos exames saem em até cinco dias úteis.

Atualmente há demanda reprimida de 570 mamografias na cidade, segundo a Secretaria de Saúde. Com a chegada da carreta, a administração municipal espera zerar o número.

O líder da Pasta, Jesus Adalberto Gutierrez, também esteve presente no primeiro dia de atendimentos e destacou a eficiência do programa. “As mulheres realizam os testes aqui e, caso haja necessidade de exames complementares, também podem ser feitos na carreta. Se for necessário o tratamento oncológico, elas são encaminhadas direto para a rede de Saúde municipal.”

A aposentada Durvalina Sanches, 76 anos, era uma das primeiras da fila e elogiou a iniciativa. “É ótimo ter um programa assim na cidade, o atendimento é muito rápido. Até trouxe amigas.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;