Internacional Titulo
Parlamento da Letônia vota para presidente, em meio a tensões com a Rússia
02/06/2015 | 21:42
Compartilhar notícia


A crise na Ucrânia estará no topo da agenda, na votação do Parlamento da Letônia desta quarta-feira para presidente. Quatro candidatos buscam a Presidência, com a segurança regional em foco. Uma ex-república soviética, a Letônia elogiou o reforço nas tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na região, em meio ao que consideram como ameaças de Moscou.

O voto é secreto e os congressistas não necessariamente obedecem as determinações de seus partidos, o que torna o resultado difícil de prever. Muitos analistas consideram o atual ministro da Defesa letão, Raimonds Vejonis, e o juiz Egils Levits, do Tribunal Europeu de Justiça, os favoritos. Os outros candidatos são uma ex-estrela de basquete, o banqueiro Martins Bondars, e um integrante de um partido pró-Rússia, Sergejs Dolgopolovs, que tem o apoio da minoria russa do país.

Dolgopolovs disse que tentará, se eleito, contornar as diferenças entre letões e russos, caso seja eleito presidente do país de 2,1 milhões de habitantes. O atual presidente, Andris Berzins, não está buscando um novo mandato, citando problemas na família.

O Parlamento tem 100 integrantes e o vencedor precisa de 51 votos. Caso nenhum alcance essa marca, nova votação acontece em dez dias. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;