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Obra de alça viária em Ribeirão Pires começa em setembro

Com verba de R$ 160 mi, intervenção foi autorizada
por Alckmin e tem prazo de 18 meses para conclusão

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
29/05/2015 | 07:00
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Nario Barbosa/DGABC


Ribeirão Pires planeja alavancar seu desenvolvimento econômico com os benefícios logísticos da alça de acesso ao Trecho Leste do Rodoanel, que teve a construção autorizada na manhã de ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), em evento no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual. A intervenção não estava prevista no contrato de concessão e, ao ser incluída no projeto, atendeu reivindicação feita há dois anos pela deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) e o prefeito do município, Saulo Benevides (PMDB). Agora, a proposta entrará na fase de licenciamento ambiental e os trabalhos de construção estão previstos para ter início até o fim de setembro.

O Trecho Leste do Rodoanel terá interligação para a Estrada dos Fernandes, localizada na divisa com Suzano, e beneficiará, além das duas cidades, Mauá, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba, atingindo cerca de 1,4 milhão de habitantes.

A obra consiste em complexo composto por duas pistas (uma em cada sentido) com duas faixas de rolamento cada, com cerca de 2,4 quilômetros de extensão, seis viadutos e um quilômetro de vias marginais. Dois desses viadutos serão feitos no entroncamento com o Rodoanel, na altura do km 104, em Suzano, próximo à divisa com Ribeirão Pires, assim como a marginal. Outros dois elevados vão ser erguidos para transpor a Estrada do Moreira e os dois últimos, na Estrada dos Fernandes.

Com investimento de R$ 160 milhões, o empreendimento será realizado pela SPMar – responsável pela construção do Trecho Leste do Rodoanel –, com recursos originários da cobrança de pedágio, e terá gerenciamento e fiscalização da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). O prazo para conclusão é de 18 meses a partir do início.

“Essa obra trará grande potencial para instalação de indústrias e empresas de serviços. Aliás, já há um estudo do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) mostrando que, só pelo Rodoanel Leste, 105 novas empresas vieram para a região (que o tramo abrange)”, ressaltou o governador.

É esse poder de atração que visa o chefe do Executivo de Ribeirão Pires. “Essa alça vai ajudar a acelerar o nosso projeto de desenvolvimento, principalmente para a região do bairro Quarta Divisão, na divisa com Suzano, que tem área onde pretendemos fazer um grande condomínio industrial, gerando emprego e renda. Vamos repassar aos empresários a garantia dessa obra e trazê-los para a nossa cidade”, disse Benevides.

A deputada Vanessa Damo, que preside a Frente Parlamentar de Acompanhamento e Fiscalização das Obras do Rodoanel, lembrou a facilidade que a alça trará aos motoristas de Ribeirão Pires e dos municípios vizinhos. “As pessoas tinham grande dificuldade de acessar o Rodoanel, tendo que ir até o Trecho Sul para utilizar o Leste. É uma obra completa para o Grande ABC e o Alto Tietê, que vão ter acesso rápido e crescer ainda mais”, destacou ela, que relançará a Frente hoje, às 15h, na Assembleia Legislativa. “Vamos acompanhar passo a passo dessa obra para que saia nos 18 meses prometidos porque precisamos que seja concluída o mais rápido possível para beneficiar a população.”

Trecho Leste do Rodoanel vai ser 100% entregue até o próximo mês

O Trecho Leste do Rodoanel será completamente entregue à população no fim do próximo mês, segundo a concessionária SPMar. O projeto original previa que todo o empreendimento – até a Via Dutra – fosse concluído em março do ano passado. O atraso acarreta multa diária à SPMar, que já atingiu o montante de R$ 54 milhões. A quantia, de acordo com o secretário de Logística e Transportes, Duarte Nogueira, ajudará a viabilizar as obras do complexo de interligação do Trecho Leste com a Estrada dos Fernandes.

A SPMar pontua dois fatores principais para a reprogramação dos cronogramas: entre a Rodovia Ayrton Senna e a Rodovia Presidente Dutra, foi preciso construir túnel sob dutos de combustível, além de ter sido encontrada uma rocha maciça, que obrigou a mudança do método de escavação e a adoção de uma técnica construtiva diferente. O outro entrave foi em razão “da burocracia dos órgãos federais”, já que as aprovações dos projetos do entroncamento com a Rodovia Presidente Dutra só ocorreram em outubro, 15 meses após o previsto.




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