Cultura & Lazer Titulo Genro e tradutor de Drummond
Morre Manuel Grana Etcheverry, poeta, genro e tradutor de Drummond
27/05/2015 | 16:45
Compartilhar notícia


Manuel Graña Etcheverry, genro e tradutor de Carlos Drummond de Andrade e de outros poetas, morreu na madrugada desta quarta-feira, 27, ao 99 anos, na Argentina. Manolo, como era conhecido, nasceu em Córdoba e foi também poeta, advogado e deputado do Congresso Nacional aos 30 anos.

Em 1949, ele se casou com Julieta, filha única de Drummond, com quem teve três filhos: Carlos Manuel, Luis Mauricio e Pedro Augusto. Eles se separaram em 1971.

No Brasil, ele lançou, em 2012, pela Companhia das Letras, Antologia Hede, um 'manual da literatura fantástica' em que exalta a poesia de um povo fictício. É dele, também, o estudo erudito sobre versificação, La Equivalencia de Oxítonos, Paroxítonos y Proparoxítonos a Fin de Verso, publicado em 1957 na Revista do Livro, dirigida pelo Alexandre Eulálio.

Manolo faria 100 anos em novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;