Setecidades Titulo Religião
Dom Pedro Carlos Cipollini é novo bispo da Diocese de Santo André
Do Diário OnLine
27/05/2015 | 12:31
Compartilhar notícia
Diocese de Amparo/Divulgação


Dom Pedro Carlos Cipollini é o novo bispo da Diocese de Santo André. Nomeado ontem pelo papa Francisco após Dom Nelson Westrupp pedir renúncia, aos 75 anos, ele será o quinto bispo da região. Sua posse está marcada para o dia 26 de julho, durante missa às 16h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo (Praça do Carmo s/n- Centro).

O novo bispo foi transferido da sede episcopal de Amparo, Interior de São Paulo, de onde estava desde 2010. Ele é doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e integra o clero da Arquidiocese de Campinas, onde atuou como pároco, professor e em diversos conselhos e organismos.

Até que dom Pedro seja oficialmente anunciado, dom Nelson Westrupp continuará no comando administrativo apostólico da diocese.

Muitas foram as realizações de dom Nelson frente à diocese andreense, desde que ele foi nomeado quarto bispo em 1º de outubro de 2003, sucedendo dom Décio Pereira.

Entre suas realizações pode-se citar a criação de 11 novas paróquias, elevando duas à dignidade de santuários diocesanos, e o santuário na Sede Nacional de Milícia da Imaculada. Ordenou 29 presbíteros diocesanos e 28 diáconos permanentes.

O bispo comandou a construção do edifício sede da Mitra Diocesana, no Centro de Santo André, que foi inaugurada em 30 de novembro de 2012.

Ao ter com­ple­tado 75 anos de idade, dom Nel­son so­li­ci­tou ao papa Fran­cisco, con­forme prevê o Có­digo de Di­reito Canô­nico, a re­nún­cia ao go­verno pas­to­ral da di­o­cese por li­mite de idade. Hoje, com a pu­bli­ca­ção da no­me­a­ção de dom Pe­dro Car­los Ci­po­lini, dom Nel­son torna-se bispo emé­rito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;