Nacional Titulo
Detran de SP tem novo sistema de licenciamento
Do Diário do Grande ABC
03/04/2000 | 17:25
Compartilhar notícia


Um novo sistema de licenciamento e transferência de veículos foi lançado nesta segunda-feira, no prédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com a presença do governador de Sao Paulo, Mário Covas (PSDB). Com a implantaçao do programa de autenticaçao digital o governo paulista pretende eliminar duas etapas do processo, mais sujeitas a fraude: a autenticaçao mecânica de guias, que pode ser facilmente falsificada, e a figura do desbloqueador, funcionário do Detran que por meio de uma senha especial efetua o desbloqueio de multas/taxas, permitindo a renovaçao da licença e da transferência mesmo que o débito nao tenha sido quitado.

O sistema eletrônico continuará existindo, mas segundo o coordenador de arrecadaçao tributária da Secretaria da Fazenda estadual, Clóvis Panzarini, a opçao pelo sistema digital é mais vantajosa.

"O contribuinte vai direto ao banco com os débitos, paga e o banco emite um recibo de quitaçao com autenticaçao digital, um documento com um código criptografado que será decodificado pelo computador do Detran", disse Panzarini. O código é formado por oito grupos, cada um com oito letras e números, num total de 64 caracteres relativos ao veículo, débitos e banco.

A previsao da Secretaria da Fazenda é de que o usuário, mesmo o que nao está habituado, gaste cerca de 60 segundos para digitar esse código criptografado. O custo do novo sistema, criado em parceria com a Universidade de Sao Paulo (USP), foi de R$ 70 mil. "É difícil saber quanto o governo perdia com as multas que nao eram pagas porque elas permaneciam no sistema. O que vai acontecer agora é que com o novo sistema quem fraudou vai ter uma surpresa desagradável", disse Panzarini.

Duas instituiçoes, Nossa Caixa Nosso Banco e o Banco Cidade, já aderiram ao novo sistema. Na próxima semana deve ser a vez do BCN e do Bradesco. "Até o final do mês teremos mais cinco grandes redes bancárias interligadas", anunciou Panzarini.

Atualmente o Detran faz 11 milhoes de licenciamentos por ano e o total anual de fraudes é de cerca de 0,5%. Dos cerca de 900 mil veículos licenciados por mês, 10% é feito por meio eletrônico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;