Esportes Titulo
Corinthians vence Tricolor e garante seu 25º título no Paulista
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
22/03/2003 | 22:38
Compartilhar notícia


O Corinthians comemorou sábado seu 25º título estadual ao vencer o São Paulo por 3 a 2, no Morumbi, e conquistar o Campeonato Paulista. Além de superar o rival no campo, o Timão ainda deixou para trás o confuso regulamento da competição, que poderia levar a decisão para os tribunais. O atacante Liedson abriu o marcador, mas foi Jorge Wagner o destaque da partida ao balançar as redes duas vezes. Para o São Paulo, que não contou com Kaká, contundido, Luís Fabiano e Fabiano marcaram os gols.

O título foi decidido em uma partida cheia de surpresas. A primeira delas logo no anúncio das equipes, quando Kaká, com problemas de contusão na coxa, sequer foi relacionado para o banco e também está fora do amistoso entre Brasil e Portugal, dia 29.

A segunda surpresa do dia foi a expulsão de dois jogadores com apenas três minutos de clássico. A facilidade com que o Corinthians fez 2 a 0 no primeiro tempo e a reação são-paulina na segunda etapa, quando chegou ao empate, também surpreenderam. Mas nada se comparou à festa da fiel torcida quando Jorge Wagner definiu o placar aos 43 minutos da etapa final.

Apesar da garoa que caía no Morumbi, o jogo começou quente e, logo aos três minutos, dois jogadores deram adeus à final. Depois de uma falta na linha do meio-campo, iniciou-se uma confusão generalizada. O resultado foi a expulsão do lateral Kléber, do Corinthians, e do atacante Reinaldo, do São Paulo.

Quando a bola finalmente rolou, o São Paulo partiu para o ataque e teve a chance de marcar com Ricardinho, primeiro de falta, e depois ao concluir uma tabela com Júlio Santos, que Doni defendeu.

O técnico Geninho percebeu que o Corinthians dava espaços para o São Paulo jogar e trocou o meia-atacante Fumagalli pelo jovem lateral Roger, e acertou a defesa. A modificação mostrou resultado logo aos 20 minutos, quando Liedson marcou o primeiro gol corintiano. Gil iniciou uma jogada rápida na esquerda e serviu o companheiro, que se livrou de dois zagueiros e bateu forte na saída de Rogério Ceni.

Com o placar favorável, o Corinthians recuou e passou a atuar em contra-ataques. Aos 41 minutos, Liedson carregou a bola e tocou para Gil. Na hora da conclusão, o lateral Gabriel fez o corte. Seis minutos depois, já nos descontos, saiu o segundo gol do Corinthians. Liedson recebeu na direita, livrou-se de Jean e, já dentro da área, tocou para Jorge Wagner. Este dividiu com Gabriel, ganhou e bateu no ângulo, sem chances para Rogério.

O São Paulo voltou para o segundo tempo com um ânimo renovado e, logo aos 4 minutos, conseguiu chegar ao primeiro gol. Júlio Baptista acertou um lançamento perfeito para Luís Fabiano. O atacante recebeu na área, girou e marcou. O Tricolor se entusiasmou e, aos 17 minutos, depois de uma tabela rápida com o atacante Itamar, o lateral Fabiano chutou forte de fora da área. A bola foi no ângulo e o goleiro Doni nada pôde fazer para impedir o empate.

A pressão são-paulina durou até a expulsão de Fábio Simplício, que cometeu falta violenta em Liedson. Com um jogador a mais, ficou mais fácil para o Corinthians encaixar o contra-ataque e foi isso que aconteceu aos 43 minutos, quando Vampeta acertou um cruzamento preciso para Liedson. O atacante arrumou de cabeça para Jorge Warner que, de pé direito, tocou para o fundo das redes. O título estava garantido e, aos gritos de “é campeão”, a torcida alvinegra só esperou o apito final do juiz para aumentar o barulho da festa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;