Memória Titulo Memória
Gente da Associação, com vocês o Manuel

Memória anda atrasada com as notícias da Terceira Idade da Associação...

Ademir Medici
16/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Memória anda atrasada com as notícias da Terceira Idade da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo. Pontual, a nossa correspondente, Célia Saurin, encaminhou o boletim de abril. E já estamos em maio. Perdoe-nos, colegas, mas são tantas as notícias que vão chegando...

Abrimos a Memória de hoje apresentando a vocês um jovem são-bernardense, Manuel Filho. Ele acaba de editar um livro belíssimo sobre a Praça Lauro Gomes, seus bancos, seus canteiros de flores, a Fonte Luminosa Princesa Isabel, o Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz. O lançamento será quarta-feira à noite, na Seção de Pesquisa e Memória, na Alameda Glória. Se puderem, compareçam. E convidem o Manuel para uma palestra. Ele vai ajudar muito no projeto de vocês.

Ah, o livro será distribuído gratuitamente. Não percam essa chance.

IDADE NOVA

Seguem os aniversariantes de abril dos vários núcleos de convivência que formam esta família da melhor idade da Associação:

Nova Vida: Maria Gutierrez Fernandes, dia 16; Edy Machado Luglio, dia 21; e Geraldo de França, dia 23.

Nova Era: Maria José Malavolta, dia 10; Antonia Moreno Camacho, dia 26; e Deolinda Nakano, dia 29.

Nova Esperança: Angelina Conceição Altemio, dia 2; Iraildes Morais Hudson, dia 13..

Alegria: Meire Piato Pasin e Maria Aparecida Piato Silva, dia 1º; Edna Sporaro Scarpelli, dia 11; Clara Nascimento, dia 25; e Maria José Oliveira Santos, dia 29.

DEPOIMENTO

Das aniversariantes do mês, Clara Silva Nascimento deixa o seu depoimento de vida, repleto de ternura. Uma jovem senhora nascida em Jequié, no Sudeste da Bahia:

- Estou no Grupo de Convivência Alegria há 15 anos. Participo de várias atividades sociais.

- Gosto de canto coral, teatro, esportes – que pratico com muito gosto. A literatura faz parte do meu cotidiano. A escrita é o que mais gosto: contos, mensagens, homenagens, poemas, versos, crônicas. Adoro, principalmente, falar do meu sertão de Jequié, como o fiz no livro Muitas Vidas.

- Também faço artesanatos rústicos. Bordo. Faço crochê. Costuro.

- Sou uma esposa dedicada ao meu velho. Neste ano completaremos Bodas de Ouro. Amo minhas duas filhas, genros e os dois netos. Com estes 73 anos de vida, só tenho que agradecer a Deus.

CRÔNICA

Citando Clara Silva Nascimento, vamos a trecho da sua crônica publicada em Muitas Vidas, a obra coletiva dos vários grupos da Terceira Idade da Associação (edição de 2012).

A menina sertaneja – “À noite, com a luz do tamanho dos meus sonhos. De dia o sol queimava meus pés descalços e deixava meus cabelos amarelados. E aquela pedra, tão preta, tão macia com faixas brancas! Quando chovia parecia o rosário de Nossa Senhora, de tão brilhante. Hoje eu sei que esta pedra tem o formato de um fusca; naquele tempo nem fusca eu conhecia. Por isso fiz um poema; minha prova de amor por aquela pedra que fica em Curral Novo – sertão de Jequié”.

ITALIANIDADE – Amanhã, domingo, será celebrada mais uma missa em italiano na Basílica da Boa Viagem, a Matriz de São Bernardo, com início às 12h. Após a celebração, às 13h, no Salão Paroquial (atrás da igreja) terá início o almoço comunitário, ao preço de R$ 20. Convites antecipados podem ser adquiridos hoje, das 8h às 12h. Vá e convide amigos e familiares.

Santos do dia

- Santana Mestra. Século 18. Barro cozido e policromado. Proveniente da igreja Nossa Senhora dos Remédios de São Paulo.

Imagem faz parte da exposição Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz).

Primeira vez

Depoimento: Dalton Sala

Essa é a primeira produção de imagens sacras feitas no Brasil, no século 16. Não podemos esquecer que o Brasil começou em São Vicente. Depois é que se fundou Salvador, Recife e as demais cidades.

Assim, essas imagens expostas no Museu de Arte Sacra de São Paulo são importantíssimas e muito pouco conhecidas. É a primeira vez que consigo reunir esse conjunto.

- João Nepomuceno

- Honorato

- Luis Orione

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 16 de maio de 1985 – ano 28, nº 5826

Manchete – Metalúrgicos não aceitam trégua e mantêm a greve; EBCT fura bloqueio dos grevistas e emite 33 toneladas de cartas.

Perigo – Balão de 15 metros cai na Refinaria de Capuava.

Cultura – Diário abre mostra com 75 obras de arte de sua pinacoteca.

Feira da Fraternidade de Santo André – Lance do dia, anotado pela jornalista Claudete Reinhart em sua coluna Encontro: ‘As voluntárias da Promoção Social de Santo André não estão dando conta de vender sanduíches na barraca da Prossan, já que os preços estão mesmo democráticos.’

Em 16 de maio de...

1915 – Em Santo André, o terceiro jogo da Liga Interna de São Bernardo: Brasil e Operário empatam em 2 a 2; 1 a 0 entre os segundos quadros.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A Itália e a guerra: barricadas em Roma’.

1935 – Universitários de Santo André se reúnem em confraternização no Restaurante Turim, na Avenida Dom Pedro II.

Hoje

- Dia do Gari

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo. Internet: www.viagemnotempo.net. Música, notícias e história. Produção e apresentação: Marcelo Lopes Duarte, diretamente do Jardim Alvorada, Santo André.
ESTADÃO AM (700) E FM (92,9). Estadão Acervo.

Geraldo Nunes enumera as atrações do seu programa:

- Uma biografia sobre Ronald Golias mostra porque o comediante se tornou unanimidade nacional.

- Focalizaremos o aniversário de 55 anos de Bono Vox. Vamos fazer um passeio pela carreira do líder do U2.

- E tudo sobre a exposição em nome Del’Rei: os 250 anos do governo Morgado de Mateus em São Paulo.

Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

RADIO ABC (1570). Causas Nobres. Ao vivo, no estúdio, diretoras da Apae de Santo André, Adelaide Bebiano e Sandra Paladino. Em pauta, o aniversário da Apae, suas relações e necessidades. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). A juventude transviada (primeiro de dois programas).
Relata Milton Parron:

- O programa abordará especialmente o campo musical e os modismos e costumes do pós-guerra. Ídolos nacionais contarão histórias e cantarão seus sucessos, com material de meu arquivo pessoal, uma vez que vários deles já morreram.

- Presenças de Cely e Tony Campelo, Demétrius, Sérgio Murilo, George Freedman, Carlos Gonzaga. Também, claro, Elvis Presley, Little Richard, Chuck Berry.

- Em meio às músicas, fatos políticos, esportivos, policiais, científicos, ilustrados com material sonoro da época. Exemplos: lançamento da Sputinik em 1957, que foi o primeiro satélite artificial da Terra; Brasil campeão de 1958; Corinthians campeão do centenário; o crime Sacopan que revelou ao Brasil o tenente Bandeira, da Aeronáutica, preso por supostamente ter assassinado sua namorada – muitos anos mais tarde foi inocentado e reintegrado à FAB, na patente de brigadeiro.

- Também recordo o atentado da Rua Toneleros e o assassinato da jovem Aida Cury, vítima de uma curra armada por jovens playboys e riquinhos da sociedade carioca, crime que alcançou enorme repercussão em todo o Brasil.

Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;