Economia Titulo
Leilão da 13ª rodada de petróleo e gás deve ocorrer em 7 de outubro, diz ANP
06/05/2015 | 12:56
Compartilhar notícia


O leilão da 13ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deve acontecer dia 7 de outubro, de acordo com a diretora da instituição, Magda Chambriard, que faz na manhã desta quarta-feira, 6, um detalhamento da operação em um evento com lotação esgotada na Câmara de Comércio Brazil-Texas (Bratecc), paralelo à Offshore Technology Conference (OTC), maior feira de petróleo do mundo.

As empresas vão ter entre 12 de junho e 18 de agosto para pagar a taxa para participar do leilão e submeter os documentos necessários. O pré-edital deve sair dia 11 de junho e a partir do dia seguinte os interessados terão acesso ao pacote de dados da 13ª rodada. Todas as informações estarão em uma página na internet (www.brasil-rounds.gov.br).

Magda também detalhou em sua apresentação as dez bacias que serão ofertadas no leilão, incluindo os blocos em cada uma e suas características: Amazonas, Espírito Santo, Parnaíba (MA), Potiguar, Recôncavo, Jacuípe (BA), Pelotas (RS), Campos (RJ), Camamu-Almada (BA) e Sergipe/Alagoas. Ao todo, serão ofertados 269 blocos com oportunidades em terra e no mar (offshore), incluindo oportunidades de participação de empresas de menor porte. A expectativa do governo é arrecadar entre R$ 2 bilhões e R$ 2,5 bilhões em bônus de participação.

A diretora da ANP também falou em sua apresentação da política de conteúdo local, que deve ser aprimorada. Magda ressaltou que, apesar de possíveis mudanças nas regras, o conteúdo local é uma política do Brasil que veio para ficar e foi uma decisão bem-sucedida, criando empresas em alguns segmentos da indústria do petróleo de classe mundial, competitivas em qualquer mercado. "Não estamos acabando com a regra de conteúdo local, mas reforçando a política".

Algumas das mudanças na regra de conteúdo local, ressaltou Magda em sua apresentação, já deverão estar presentes no edital da 13ª rodada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;