Nacional Titulo
Governo de SP lançará edital para contratar tecnologia para limpar Pinheiros
05/05/2015 | 16:27
Compartilhar notícia


O secretário de Energia de São Paulo, João Carlos Meirelles, revelou nesta terça-feira, 05, que a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) deve lançar ainda neste mês um edital para a contratação de tecnologias a serem utilizadas em um projeto de limpeza do Rio Pinheiros. O novo chamamento público representa a retomada da ideia do governo paulista de limpar o rio, um modelo paralisado desde 2011, após alertas feitos pelo Ministério Público de que o processo de flotação (processo de separação de resíduos) não estava obtendo êxito.

"Foi tentada no passado a técnica de flotação, mas o que estamos fazendo agora é um edital para identificarmos as melhores tecnologias do mundo", disse Meirelles. "Queremos um processo transparente, no qual teremos as melhores técnicas do mundo, e cujo prazo dependerá justamente da tecnologia adotada", complementou o secretário de Energia, que participou do Fórum GD e Cogeração - Iniciando um novo ciclo de Desenvolvimento, organizado pela Associação da Indústria de Cogeração de Energia(Cogen) e pelo CanalEnergia.

A limpeza do Rio Pinheiros, explica Meirelles, também deve resultar em melhoria na qualidade da água do Rio Tietê e da represa Billings, além de garantir a plena operação da usina hidrelétrica Henry Borden. "O projeto vai despoluir gradativamente o Pinheiros e a Billings, à medida que coloco água de melhor qualidade na represa, vai liberar mais 10 metros cúbicos por segundo para abastecimento humano e também irá nos proporcionar retomar a máxima geração da Henry Borden", pontuou Meirelles.

A usina, cuja capacidade instalada é de 889 MW e tem disponibilidade para produzir aproximadamente 400 MW médios, gera neste momento apenas 34 MW médios, segundo o secretário. A restrição é explicada justamente pela poluição das águas do Rio Pinheiros. "Estamos equipados, porque temos as estações da Traição e de Pedreira. O que precisamos é de uma ou algumas tecnologias para serem aplicadas no Pinheiros, dado que esse processo (de limpeza) deve ser feito ao longo do rio", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;